InícioPrado: Jonga é Ficha Suja

Prado: Jonga é Ficha Suja

Os gestores que tiveram suas contas reprovadas pelas Câmaras de Vereadores estão impedidos de se candidatar para as próximas eleições municipais. Isto é o que afirma a Lei Complementar N.º 135, conhecida como Ficha Limpa.

Decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal apontam a exclusão dos maus gestores, tornando-os inelegíveis por 8 (oito) anos. Isto, por si só, já é considerado uma vitória da democracia e da luta contra a corrupção.

A Constituição Federal, no artigo 31, determina que a fiscalização do município seja exercida pelo Poder Legislativo Municipal. No parágrafo 2º, do mesmo artigo, a lei prevê que o parecer prévio, emitido pelo órgão competente, sobre as contas apresentadas anualmente pelos gestores, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara de Vereadores. É neste ponto que muitos gestores são surpreendidos. Se os vereadores rejeitarem as contas ou mantiverem os pareceres de rejeição, o prefeito vai ter que correr atrás do prejuízo, seja buscando a Justiça para reverter estas decisões, seja ficando longe da vida pública.

No extremo sul da Bahia, o prefeito João Alberto Viana Amaral, o ‘Jonga’ (PCdoB) é um dos gestores que, caso o registro de candidatura fosse hoje, estaria impedido de concorrer à reeleição.

Ao ter suas contas, referente ao exercício de 2009 reprovadas por dois terços dos membros da Câmara Municipal, o prefeito do Prado, se vê inelegível, pelos próximos 8 (oito) anos. Se não conseguir uma medida liminar, expedida pela justiça, até o próximo dia 05 de julho, não poderá ser candidato à reeleição para o cargo de prefeito.

Assim como o Prefeito Jonga, todas as personalidades públicas que tiverem contas reprovadas pelas câmaras municipais de vereadores serão inscritos no rol daqueles que cometeram graves irregularidades contra a administração pública. Além disso, se encontram impedidos de continuar na vida pública, seja prestando concursos, seja participando de licitações para fornecer produtos ou serviços às administrações públicas, municipais, estaduais e federais. Além de ficar com a ficha suja vão ficar com o nome queimado na praça.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

“Esperança”: Janja adota cachorrinha em meio a tragédia no RS. Vídeo

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula, adotou uma cachorrinha no município de Canoas, na...

Entenda os Detalhes da Contabilidade Tributária

Descubra todos os segredos da contabilidade tributária neste conteúdo imperdível. Aprenda como otimizar sua...

Defesa de motorista do Porsche diz que ele se entregará nesta segunda se sua segurança for garantida

A defesa do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, solicitou ao...

Mais para você