InícioEntretenimentoCelebridadeJovem relata tentativa de assédio durante viagem por aplicativo em Salvador

Jovem relata tentativa de assédio durante viagem por aplicativo em Salvador

Na madrugada deste sábado (15), Bruna Bitencourt, 23, saía de um bar em Cajazeiras após passar a noite com as amigas, pronta para voltar para casa, no bairro de São Cristóvão. Entretanto, o retorno foi de medo: a estudante de jornalismo relata ter adormecido no carro e percebido, ao acordar, que foi levada para um local deserto, que não reconhecia.

De acordo com Bruna, o motorista foi cordial no início da viagem e eles chegaram a conversar sobre a música que tocava no carro. Em certo ponto ela adormeceu e, quando acordou, o carro estava parado. Ela conseguiu ver pelo celular do motorista que a corrida havia sido finalizada e notou que o homem estava prestes a abrir a porta da parte de trás do veículo, onde ela se encontrava. Segundo a estudante, ela correu e gritou, o que pareceu assustar o motorista, que entrou novamente no carro.

Bruna saiu do automóvel e tentou solicitar outra corrida, mas não conseguiu. De acordo com a jovem, o próprio motorista disse que ela não conseguiria solicitar outro carro no local onde estavam e se ofereceu para levá-la até um ponto mais próximo de casa. Ela compartilhou a localização com as amigas e seguiu no mesmo carro até São Cristóvão, onde pediu que o homem parasse e, ao ser ignorada, desceu do carro com o veículo em movimento e caminhou pelo resto do caminho.

Bruna registrou o caso nesta segunda-feira (17) na 12º Delegacia, em Itapuã. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi tipificado como estupro e a apuração será iniciada. 

Além disso, Bruna relata ter reportado o motorista, que dirigia um Volkswagen Voyage, à Uber. Segundo ela, a resposta da plataforma foi um e-mail padrão informando que entrariam em contato. 

Em nota ao CORREIO, a empresa afirmou:

“A Uber considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. A conta do motorista foi desativada e a Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações.
A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.
Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero e que já foi oferecido para a usuária nesse caso.
Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.”

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