InícioEditorialPolítica NacionalJustiça manda Boulos apagar posts sobre pesquisa que não citava Tabata

Justiça manda Boulos apagar posts sobre pesquisa que não citava Tabata

Juiz deferiu liminar do MDB ao entender que publicação foi omissa e manipulada; multa é de R$ 10.000 por dia

Da esquerda para a direita: Ricardo Nunes, Tabata Amaral e Guilherme Boulos Reprodução/Instagram e Sérgio Lima/Poder360

PODER360 6.mar.2024 (quarta-feira) – 22h27

A Justiça Eleitoral de São Paulo deferiu nesta 4ª feira (6.mar.2024) um pedido do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido do prefeito Ricardo Nunes, para derrubar publicações de pesquisas nas redes sociais do pré-candidato à Prefeitura, Guilherme Boulos (PSOL). Eis a íntegra (PDF – 40 kB).

Segundo a decisão do juiz eleitoral, Antonio Maria Patiño Zorz, a divulgação da pesquisa está em desacordo com a legislação porque foi “estimulada com suposta omissão ou manipulação de dados referentes aos pré-candidatos”.

O caso foi agravado pela manipulação gráfica dos resultados. Segundo o documento, “o tamanho das colunas foi alterado para refletir porcentagens diferentes das reais”.

“Tais vícios podem ensejar desvio na lisura da pesquisa eleitoral e podem ocasionar nefastos efeitos ao sadio trâmite eleitoral que se pretende proteger”, disse a Justiça Eleitoral paulista.

A pesquisa encomendada pela pré-campanha de Boulos trouxe vários candidatos em diferentes cenários e não incluiu Tabata Amaral (PSB), que também acionou a Justiça contra Boulos pela publicação feitas nas redes sociais em 4 de março.

“Da forma como divulgada pelo pretenso candidato, não há uma pesquisa estimulada que inclua todos aqueles constantes na publicação, como se todos aqueles houvessem competido na pesquisa entre si, gerando os percentuais ali constantes”, escreveu o juiz Antonio Zorz na decisão.

O juiz determinou que as postagens no Instagram e no Facebook sejam apagadas, sob multa de R$ 10.000. A Meta, dona das redes sociais, também será notificada para o apagamento das publicações. A defesa pode se manifestar em até 2 dias.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

CAAB vacina advocacia de Itamaraju contra gripe influenza nesta sexta (10)

A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) continua com sua campanha anual...

Mulher morre na mesma agência bancária de ‘tio Paulo’

Vinte e dois dias após uma mulher levar o tio a uma agência do...

Mais para você