InícioJustiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha

Justiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas determinou nesta sexta-feira (26/8) que a TV Gazeta, que pertence à família Collor, faça uma cobertura mais igualitária dos candidatos ao governo, que incluem o próprio senador Fernando Collor, concorrendo pelo PTB.

O desembargador Felini de Oliveira ordenou que o canal, afiliado à Rede Globo, exiba todos os candidatos na mesma proporção, o que é praxe em período eleitoral. Oliveira atendeu a um pedido feito na última segunda-feira (22/8) pela coligação do senador Rodrigo Cunha, candidato do União Brasil ao governo de Alagoas.

Segundo a defesa da coligação, a TV Gazeta informou aos partidos que apenas o primeiro e o segundo colocado nas pesquisas ao governo alagoano teriam cobertura diária nos telejornais da emissora.

Collor, que é sócio do canal ao lado de parentes, tem aparecido em segundo nas pesquisas. Isso garantiria exposição diária na emissora, diferentemente do terceiro e quarto lugares, por exemplo. A coligação de Rodrigo Cunha lembrou que a TV Globo adota critérios igualitários em outros estados e em sua cobertura nacional da campanha.

“Não se está falando aqui de um cenário político de polarização absoluta entre dois candidatos, o que até poderia justificar o método escolhido para a cobertura das eleições”, seguiu a coligação, mencionando que o terceiro e o quarto colocados chegaram aos dois dígitos nos levantamentos, como o próprio Cunha e Rui Palmeira, do PSD.

O desembargador do TRE concordou e lembrou que a Lei das Eleições proíbe que emissoras de rádio e televisão privilegiem candidatos. Segundo o magistrado, a decisão busca diminuir o “desequilíbrio na corrida eleitoral causado pela inobservância do tratamento isonômico entre os candidatos”.

 

O post Justiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Centrais sindicais fazem ato com Lula em SP

Evento celebra o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho; evento não deve mencionar...

Davi aceita convite para gravar música de arrocha com Silvanno Salles

Davi Brito fará sua estreia no mundo da música ao lado do cantor Silvanno...

Sobre cigarros, o escritor Paul Auster (e o STF)

O escritor americano Paul Auster morreu ontem, aos 77 anos, de câncer de pulmão....

Mais para você