InícioEditorialPolítica NacionalKátia Oliveira defende medidas para combater câncer de mama e alerta para...

Kátia Oliveira defende medidas para combater câncer de mama e alerta para demanda reprimida da pandemia

Foto: Divulgação

Deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) 17 de outubro de 2023 | 16:14

A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) alertou para a necessidade de medidas contínuas de prevenção e combate ao câncer de mama na Bahia. Para ela, as ações devem ir além do “Outubro Rosa”, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma vez que a prevenção e o diagnóstico precoce devem ser uma preocupação durante todo o ano, especialmente considerando a grande demanda reprimida devido aos impactos da pandemia.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Somente em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que 73.610 mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de mama no país. A detecção precoce desse câncer é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido.

“Em um cenário pós-pandêmico, onde muitos procedimentos médicos foram adiados, o governo deve adotar medidas para enfrentar essa demanda reprimida. A falta de acesso a serviços de saúde durante a pandemia e a interrupção de rastreamentos e tratamentos podem ter consequências significativas para a saúde das mulheres”, salientou.

A deputada Kátia Oliveira ressalta a importância de parcerias entre o governo do estado e as prefeituras, além da realização de mutirões de exames e atividades que visem a levar atendimentos preventivos às populações mais vulneráveis. Ela argumenta que é necessário disponibilizar acesso fácil e gratuito aos exames, consultas médicas e informações sobre a importância da mamografia regular e do autoexame.

“É fundamental que o governo do estado e as prefeituras tomem medidas que abordem de forma eficaz a prevenção e o tratamento do câncer de mama durante todo o ano. É nosso dever garantir que as mulheres tenham acesso a exames e atendimentos que podem salvar vidas. Vamos trabalhar para garantir que as ações de conscientização do Outubro Rosa se estendam a um compromisso a longo prazo de saúde e bem-estar para as baianas”, acrescentou.

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

Mais para você