A Ford confirmou nessa semana que a nova geração Ka terá o inédito motor 1.0 12v de três cilindros. O propulsor deve estrear primeiro no hatch que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre. Já o Ka Sedan fotografado pelo leitor Saulo Barbosa ficará para o segundo semestre de 2014.
Ambos os modelos serão equipados com os motores 1.0 e 1.5. O motor de 1.0 3C Duplo Comando Flex rende 85cv a 6.500 rpm e 10,7kgfm de torque a 4.500rpm quando abastecido com etanol e e potência de 80cv a 6.500rpm e torque de 10,2kgfm a 4.500 rpm com gasolina. Já o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado.
Os novos Ka serão fabricados na unidade da Ford em Camaçari (BA) o novo Ka, que é chamado internamente de projeto B562, substituirá não apenas o velho Ka, mas também o Fiesta Rocam, e ainda tem a missão de fazer volume de vendas para que a Ford segure a ofensiva da Renault na luta pelo quarto lugar no mercado brasileiro. As dimensões serão reduzidas para não interferir na vida do New Fiesta, quem lhe empresta a plataforma.
Nossos amigos dizem que o Ka Sedan terá porta-malas avantajado, com cerca de 500 L de capacidade.
Foto | Saulo Barbosa