O Dia da Consciência Negra em Salvador será celebrado com um show especial da cantora baiana Luedji Luna. A cantora irá apresentar um show em homenagem à cantora nigeriana Sade, referência no jazz.
A apresentação acontecerá no dia 20 de novembro, a partir das 20h no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Ao Bahia Notícias, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, tinha comemorado o show sem citar a artista como a grande atração. “Vai ser um show muito sensível sobre a cultura negra”, garantiu.
A capital baiana será a segunda cidade a receber a apresentação. No dia 19 de novembro, Luedji fará o show no Circo Voador, no Rio de Janeiro. São Paulo também será uma das cidades a receber a apresentação exclusiva, com três datas na agenda, nos dias 27 e 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, e 30 de novembro no Festivalzinho.
Para o show, Luedji subirá ao palco acompanhada de Jhow na bateria, Rudson Daniel na percussão, Gabriel Gaiardo nos teclados, Flávia Mello e EdyelleBrandão nos backing vocals, Sidmar Vieira e Jefferson Rodrigues nos metais e Kato Change na guitarra.
Ao site Rolling Stone, a baiana já tinha falado sobre a admiração que tinha pela intérprete de ‘Smooth Operator’. “Admiro a Sade, entre muitas coisas, por toda sua sofisticação, seu canto sedutor e por nunca hesitar em se posicionar politicamente. Ela é uma verdadeira referência para mim e para o meu trabalho e, nos últimos tempos, não saía do meu fone de ouvido”, contou.
Além do show especial no dia 20 de novembro, Salvador será movimentada ao longo de todo o mês com projetos que exaltem a potência negra na capital. A programação inclui a Exposição Ecos Malês, o Afro Fashion Show, o Festival Internacional de Cinema Negro e a terceira edição do Festival Salvador Capital Afro, que neste ano tem parceria com o YouTube.