InícioEditorialPolítica NacionalLula adia volta a Brasília e segue de folga no Rio de...

Lula adia volta a Brasília e segue de folga no Rio de Janeiro

Presidente embarcou para o litoral para recesso de fim de ano em 26 de dezembro; volta estava prevista para esta 4ª feira

“Reencontro com o mar para começar 2024 com muita energia para rodar o Brasil”, escreveu Lula em foto publicada nas redes sociais nesta 4ª feira (3.jan) PODER360 3.jan.2024 (quarta-feira) – 11h37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu estender sua folga de fim de ano no litoral do Rio de Janeiro e adiar sua volta a Brasília. Ele embarcou em 26 de dezembro de 2023 e sua volta estava prevista para esta 4ª feira (3.dez.2023). Está acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. 

O Palácio do Planalto não divulgou a nova data da volta do petista. Na manhã desta 4ª feira (3.jan.2023), Lula publicou uma foto nas redes sociais em que aparece no mar. “Reencontro com o mar para começar 2024 com muita energia para rodar o Brasil”, escreveu na legenda.

Lula está na base naval de Restinga da Marambaia. O local, administrado pelas Forças Armadas, tem praias privativas com o acesso restrito por ser área militar. Faz parte do território de 3 municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. Fica a cerca de 80 km da capital do Rio de Janeiro.

A base naval costuma ser usada por presidentes para períodos de descanso. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou o Natal de 2018 no local, enquanto Michel Temer (MDB) viajou para lá no Ano Novo de 2016 para 2017 e no Carnaval de 2018.

Diego Baravelli (via Wikimedia Commons)

Vista aérea da Restinga da Marambaia

Marinha do Brasil (via Flickr)

Embarcação de Desembarque de Carga Geral Marambaia

Marinha do Brasil (via Flickr)

Embarcações em Marambaia|Marinha do Brasil

Marinha do Brasil (via Flickr)

Marinha em Marambaia

Marinha do Brasil (via Flickr)

Embarcação em Marambaia Lula não repete a Bahia Tradicionalmente, Lula escolhe a base naval de Aratu, próxima a Salvador, na Bahia, para descansar. Em 2023, passou o Carnaval no local, que usou para descansar diversas vezes em seus 2 primeiros mandatos à frente do Planalto.

De 2007 a 2010, no 2º mandato, o Lula passou 4 férias seguidas entre fim e começo de ano em Aratu. Há, na base naval, uma casa na qual eventuais visitantes ficam hospedados. Bolsonaro, Temer e Dilma Rousseff (PT) também tiveram a base naval como destino enquanto ocupavam a Presidência.

Nas viagens de Lula a Aratu, fotojornalistas se aproximavam de barco da praia de Inema, parte da base. O acesso ao local é controlado. A aproximação dependia do quanto a segurança presidencial permitisse. Com teleobjetivas (lentes para câmeras fotográficas com grande distância focal), registravam imagens das férias de Lula.

Foram diversas fotos do petista de sunga, tomado banho de mar. Em 2010, Lula foi fotografado carregando uma caixa de isopor na cabeça. Tinha a companhia de Marisa Letícia, que à época era sua mulher. Marisa morreu em 2017.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mutirão Contra a Dengue ocorreu em bairro teixeirense nesta quarta (28)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta...

Boninho dá bronca geral no BBB 24: “Psicóloga ficou brava”

As coisas ficaram tensas dentro da casa mais vigiada do Brasil na tarde desta...

Quantos dias duram sintomas da dengue? Médico explica fases da doença

O Brasil caminha a passos largos para atingir a marca de 1 milhão de...

Mais para você