Esta é décima conversa por telefone do presidente brasileiro com autoridades internacionais em busca de uma resolução para a guerra no território palestino
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.
Ricardo Stuckert/PR
Lula externou sua preocupação com a população civil de Gaza em conversa com Tamim bin Hamad al-Thani
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu a situação do conflito na Faixa de Gaza por telefone com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, nesta quarta-feira, 25. Segundo informações do Palácio do Planalto, as autoridades concordaram sobre a necessidade de abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Além disso, os chefes de Estado também debateram a necessidade de um cessar-fogo e os perigos de uma possível escalada no conflito. “Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas. Brasil e Catar coincidem sobre uma solução de dois Estados, Israel e Palestina, convivendo juntos e em paz. O presidente manifestou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação. Comentou sobre a prontidão do plano de evacuação, com aeronave presidencial posicionada no Cairo, e da operação de acolhimento na volta ao Brasil”, afirmou o Palácio do Planalto.
Esta é décima conversa por telefone de Lula com autoridades internacionais em busca de possíveis soluções para o conflito no Oriente Médio. Desde o início dos ataques, em 7 de outubro, o presidente brasileiro já conversou com com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Irã (Ebrahim Raisi), do Egito (Abdel Fattah el-Sissi), da Turquia (Recep Tayyip Erdogan), da França (Emmanuel Macron), da Rússia (Vladimir Putin), dos Emirados Árabes (Mohammed bin Zayed Al Nahyan) e do Conselho Europeu (Charles Michel).