InícioEditorialPolítica NacionalLula conversa com premiê japonês sobre acordo com Mercosul

Lula conversa com premiê japonês sobre acordo com Mercosul

Os líderes debateram uma visita do primeiro-ministro japonês ao Brasil

Reprodução/Twitter/@lulaoficial

Presidente Lula disse esperar participação de Fumio Kishida na discussão do G20

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone nesta quarta-feira, 10, com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, sobre a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, além da intenção de fortalecer a parceria estratégica entre os países. O presidente do Planalto manifestou solidariedade às vítimas dos terremotos enfrentados pela população japonesa desde o dia 1° de janeiro, que resultaram na morte de mais de 200 pessoas e, até o momento, mais de 100 ainda estão desaparecidas. “Conversei por telefonema com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, nesta manhã. Manifestei a solidariedade do povo brasileiro aos japoneses atingidos pelo terremoto do começo do ano. Também falamos da parceria estratégica entre nossos países, da cooperação nos espaços multilaterais e relações comerciais, e sobre a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e Japão”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).

O presidente brasileiro relembrou que, em 2025, Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas e citaram a importância da defesa da paz nos conflitos mundiais. “Os dois líderes falaram também sobre a defesa da paz e da superação dos conflitos em andamento no mundo. Concordaram sobre a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais para que guerras como a de Gaza e a da Ucrânia não venham a se repetir”, informou a Presidência, em nota. Lula agradeceu o convite que recebeu de Kishida para participar da cúpula do G7, em Hiroshima, em 2023, e disse que deseja o envolvimento do Japão na discussão do G20 deste ano, que acontecerá no Brasil e terá o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza e para a defesa da democracia. “Não é possível explicar para a humanidade por que se gasta mais recursos em guerras do que no combate à pobreza”, finalizou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para 155 o número de pessoas mortas pelas chuvas no RS

Novo boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul deste sábado (18), revela...

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

Mais para você