InícioNotíciasPolíticaLula dispensa 40 militares da administração do Palácio da Alvorada

Lula dispensa 40 militares da administração do Palácio da Alvorada

A Secretaria-Geral da Presidência da República dispensou 40 militares da Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A lista com o nome de todos os afastados está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17/1).

Na publicação, não há justificativa para a dispensa, mas ela ocorre após a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, expor os danos no Alvorada encontrados pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desocupou o local.

Veja imagens de alguns estragos:

tapete rasgado alvorada

Tapete rasgado no Palácio da AlvoradaReprodução/GloboNews

tabua solta alvorada

Piso danificadoReprodução/GloboNews

sofá rasgado alvorada

Sofá com falhas no estofamentoReprodução/GloboNews

infiltração alvorada

Infiltração no teto da residência oficialReprodução/GloboNews

Em entrevista à GloboNews, Janja fez um passeio pela residência oficial e apontou, para a jornalista Natuza Nery, vidros de janelas rachados, sofás e tapetes rasgados e sujos, tetos com infiltração, tábuas soltas e quebras no piso. Uma série de móveis e obras de arte precisarão ser restaurados, por danos ou exposição indevida ao sol.

“O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção”, observou a primeira-dama.

“Eu e o presidente Lula resolvemos que a gente só vai mudar quando tiver um inventário completo do que tem aqui dentro, de como foi entregue para a gente”, afirmou Janja à época. Antes mesmo da mudança, a intenção é fazer algumas obras para restaurar o espaço na área residencial do Alvorada.

Lula visitou o local em 3/1 e, de acordo com Janja, ficou mexido e “um tanto decepcionado” com o estado de conservação do palácio presidencial. Em mandatos anteriores, o petista havia plantado um pé de mandacaru, mas a vegetação foi arrancada, o que decepcionou o presidente no retorno à residência oficial onde já viveu por oito anos, entre 2013 e 2010.

“Os móveis, os pés dos móveis que são de latão, não estão polidos. Os móveis não são os originais. A gente vai tentar recuperar isso. Ainda preciso fazer uma visita ao depósito — a Presidência da República tem um depósito de móveis — e ver o que foi para lá. Tem muitos objetos que foram transportados de um lado para o outro, do Planalto para cá, daqui para o Jaburu (residência oficial do vice-presidente). Então, a gente precisa localizar esses objetos”, afirmou Janja.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Enchente histórica em Porto Alegre afeta serviços públicos e deixa 4.000 residências sem água e luz

Com as chuvas intensas no Rio Grande do Sul, o rio Guaíba atingiu 4,58...

Cid pediu para sair da lista de promoções do Exército, diz defesa

Segundo advogados, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro solicitou que fosse promovido só após...

Kassab filiou papa Francisco ao PSD, brincam assessores sobre encontro em Roma

Foto: Reprodução/Instagram Ministro Alexandre Silveira, papa Francisco,...

Justiça de SP ordena prisão preventiva de motorista do Porsche

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a prisão preventiva de Fernando Sastre...

Mais para você