O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, Janja Silva, viajarão a Araraquara, no interior de São Paulo, neste domingo (8/1). O município está em situação de emergência após as fortes chuvas que deixaram ao menos cinco mortos e três desaparecidos.
Lula falará com jornalistas próximo à cratera que se abriu após 200 milímetros de chuva em 24 horas, sendo 83 mm em apenas uma hora, vitimando seis pessoas de uma mesma família. O prefeito do município, Edinho Silva, estará presente e vai informá-lo sobre os trabalhos da defesa civil e dos danos na infraestrutura da cidade.
No total, são oito municípios paulistas em situação de emergência. O cenário se dá nas cidades de Jacupiranga, Monte Mor, São Carlos, Araraquara, Capivari, Dois Córregos, Rafard e Socorro, segundo balanço atualizado do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil.
Na quinta-feira (5/1), os ministros das Cidades, Jader Filho, e o do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram Araraquara para vistoria os locais atingidos pelos deslizamentos. A prefeitura estima que precisa de R$ 50 milhões para arcar com os estragos feitos pelas chuvas.
“Estamos nessa primeira semana acompanhando a situação das chuvas no interior de São Paulo para levar o suporte do governo federal, começando a recuperar a atuação da defesa civil e outros órgãos”, escreveu Lula na quinta nas redes sociais.