InícioEditorialPolítica NacionalLula e Macron defendem cooperação militar em “mundo polarizado”

Lula e Macron defendem cooperação militar em “mundo polarizado”

O presidente do Brasil disse que preocupação com defesa é por desejo de paz em momento em que há “animosidade” contra a democracia; líder francês disse que países não querem ser “lacaios” de grandes potências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ao centro) ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do presidente da França, Emmanuel Macron, no lançamento do submarino Tonelero, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ) Ricardo Stuckert/Planalto – 27.mar.2024

Mariana Haubert Evellyn Paola 27.mar.2024 (quarta-feira) – 14h42

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, defenderam nesta 4ª feira (27.mar.2024) as iniciativas de cooperação entre os 2 países no desenvolvimento de tecnologias militares em um momento em que mundo passa por “múltiplas crises” com grandes potências em conflito. Os 2 chefes de Estado participaram pela manhã da inauguração do submarino Tonelero, parte do Prosub, programa de desenvolvimento de submarino desenvolvido por brasileiros e franceses.

Em seu discurso, Lula disse que se preocupa com a defesa do território brasileiro não porque deseja a guerra, mas porque quer paz.

“Meu caro amigo presidente Macron, nossa parceria com seu elevado componente de cooperação em tecnologia de ponta reforça a determinação do Brasil em conquistar maior autonomia estratégica essencial, diante das múltiplas crises e desafios com os quais a humanidade se depara neste século 21. […] Vamos continuar na América Latina sendo uma zona de paz”, disse Lula em discurso na cerimônia realizada no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro.

Para Lula, há uma crescente “animosidade contra o processo democrático” no Brasil e no “planeta Terra”. “A parceria que a França está construindo conosco é uma parceria que vai permitir que 2 países importantes, cada 1 em 1 continente, se prepare para que a gente possa conviver com essa diversidade sem nos preocupar com qualquer tipo de guerra. Nós somos defensores da paz em todo e em qualquer momento da nossa história”, disse.

Macron, por sua vez, afirmou que Brasil e França compartilham os mesmos valores e visões de mundo e acreditam na paz. “Nós temos, no fundo, a mesma visão de mundo e dos seus equilíbrios. Nós rejeitamos um mundo que seja prisioneiro da conflitualidade entre duas grandes potências. Nós temos independência das grandes diplomacias e das grandes Forças Armadas. Queremos defender nossa independência e soberania e, junto com isso, defendemos o respeito ao direito internacional em todo o mundo”, afirmou o presidente francês.

Macron destacou que ambos precisam ser capazes de “falar com firmeza e força” para não serem “lacaios” de outras potências. “As grandes potências pacíficas como a França e o Brasil devem reconhecer que nesse mundo cada vez mais desorganizado, temos que ser capazes de falar com firmeza e força porque somos as potências que não querem ser os lacaios de outros. Temos que saber defender com credibilidade a ordem internacional”, disse.

O francês declarou ainda que deseja que o Brasil seja “grande e poderoso” porque a conjuntura mundial atual “preocupa e dá medo”.

Em seu discurso, Lula disse que os esforços na cooperação entre os países serão ampliados com a criação do comitê bilateral de armamentos com foco, de acordo com o presidente, no desenvolvimento de sinergias e promoção do maior equilíbrio do comércio de produtos de defesa.

O Tonelero é o 3º submarino brasileiro a propulsão convencional e faz parte do Programa de Desenvolvimento dos Submarinos, o ProSub, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a França. A parceria foi firmada em 2008, com orçamento de cerca de R$ 40 bilhões. A previsão inicial era de que o submarino fosse colocado em operação em 2020.

O submarino pode ficar em operação por até 70 dias submerso e tem capacidade de carregar 1.870 toneladas. Pode atingir a profundidade de 250 metros.

O ProSub tem como um de seus principais pontos a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais, mas o Brasil ainda cobra mais cooperação em relação à tecnologia nuclear.

Em seu discurso, Lula disse que o Brasil quer ampliar o conhecimento sobre tecnologia nuclear “não para fazer guerra”. “Queremos ter conhecimento para garantir a todos os países que querem paz que saibam que Brasil estará ao lado de todos porque a guerra não constrói, a guerra destrói. O que constrói é desenvolvimento, conhecimento científico e tecnológico e é nessa área que queremos fortalecer nossa parceria com o povo francês”, disse.

Macron afirmou que é preciso contemplar a “propulsão nuclear respeitando os compromissos mais exigentes” contra a propagação nuclear. “Nós temos a convicção de que podemos criar uma nova página na cooperação estratégica entre nossos países”, disse.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você