O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai à unidade básica de saúde no Guará (UBS 1) nesta segunda-feira (27/2). Acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o chefe do Executivo federal vai lançar o Movimento Nacional pela Vacinação. A iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A agenda foi divulgada pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira (24/2).
O evento ocorre no mesmo dia do início da Campanha Nacional da Vacina Bivalente contra Covid-19. Há expectativa de que o presidente Lula seja um dos imunizados no dia. De acordo com o Planalto, a cerimônia será transmitida pelo YouTube no canal oficial do governo.
BivalentesAs vacinas estão disponíveis em 84 unidades de saúde. Os locais podem consultados neste link. A bivalente protege mais, já que conta com as cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a variante ômicron. O Distrito Federal recebeu 181.440 doses da vacina Pfizer Bivalente. Neste primeiro momento, a vacina estará disponível para os seguintes públicos:
– Pessoas com mais de 70 anos;
– Pacientes em instituições de longa permanência a partir de 12 anos;
– Trabalhadores dessas instituições;
– Imunocomprometidos;
– Integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.