InícioNotíciasPolíticaLula recebe representantes do varejo para discutir incentivo ao setor

Lula recebe representantes do varejo para discutir incentivo ao setor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, durante toda a manhã desta quarta-feira (14/6), com empresários do setor varejista, para ouvir as demandas deles. O encontro teve início às 10h30 e durou até por volta de 13h30, com cerca de 30 participantes.

Na reunião, que teve a presença de alguns ministros e presidentes de bancos, Lula escutou demandas sobre juros, crédito e reforma tributária. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que falou com a imprensa após o encontro, os empresários também falaram muito sobre a tributação a empresas estrangeiras.

“É dever do governo manter uma concorrência leal. A importação de produtos sem pagar imposto, chega a R$ 70 bilhões, no ano passado, quase 1% do PIB e, não prejudica só o comércio, mas a indústria brasileira. A Fazenda e Receita vão agir sobre isso”, disse Alckmin.

“Tratamos de temas importante para o varejo. Pudemos falar sobre as ilegalidades no varejo e iniciativas que o governo tomou para fomentar o varejo, como o Desenrola e a empregabilidade. […] Foi uma reunião muito produtiva e fomos bem ouvidos”, pontuou Jorge Gonçalves Filho, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

“Também notamos que tem dificuldade grande em programas por causa dos juros. Esperamos que os juros tenham uma regressão a curto prazo, sabemos que o Banco Central tem um rito para que isso ocorra, mas sabemos que os programas que serão bons para o varejo dependem disso também. Os juros, não só na questão da Selic, mas também no cartão de crédito, que é muito elevado”, completou Jorge.

Veja os participantes:

Teresa Campello e Nelson Henrique Barbosa Filho – diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Luiza Helena Trajano e Frederico Trajano – presidente do Conselho de Administração e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável. Luiza e Frederico são presidentes da Magazine Luiza Jorge Gonçalves Filho (Saint-Gobain Distribuição Brasil) – diretor e presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) Ilson Mateus – controlador e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável e presidente do Grupo Mateus Sérgio Herz – CEO da Livraria Cultura Ronaldo Pereira Júnior – CEO da Ri Happy Fábio Faccio – CEO das Lojas Renner Leninha da Paula Pedroso – presidente do Conselho de Administração da Caedu Marlene Fernandez – vice-presidente de Relações Governamentais do McDonald’s Celso de Moraes – presidente da Mundo Cabelereiro Francisco Deusmar de Queirós  – Pague Menos Sérgio Zimerman – presidente da Petz Peter Furukawa – presidente da Quero-Quero Antônio Carlos Pipponzi – presidente do Conselho de Administração da RaiaDrogasil Silvina Mirabella – presidente das Óticas Carol Artur Grynbaum – conselho de administração do Grupo Boticário Jordana Rocha Barros – diretora geral de operações da Telhanorte José Aparecido dos Santos – diretor de departamento jurídico e tributário da Magazine Luiza Juliana Vansan – diretora executiva de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário Paulo Pompilio – diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar Marciel Eder Costa – consultor em Relações Governamentais do Grupo Soma Fernando de Paula – diretor de Relações Governamentais do McDonald’s Cássio Cunha Lima e Guilherme Farhat Ferraz – assessores governamentais do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) Maria Alicia Peralta – diretora executiva de Relações Governamentais e Engajamento do Carrefour Ricardo Patah  – presidente e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Fabíola César Xavier e Marcelo Silva (IDV) – diretora executiva e conselheiro do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) Stéphane Engelhard – conselheira convidada do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) Rita Serrano – presidente da Caixa Econômica Federal

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Juninho quer justiça após ser acusado de assédio por Alane no BBB 24

O ex-BBB Juninho ainda não superou a acusação de assédio que recebeu de Alane...

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema...

Mais para você