InícioNotíciasPolicialMais de 300 doações de sangue são coletadas pela Hemoba em ação...

Mais de 300 doações de sangue são coletadas pela Hemoba em ação com a Polícia Civil

A fim de ajudar a manter em nível seguro o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), mais de 300 policiais civis voluntários se mobilizaram para doar sangue nesta quinta-feira (23). A ação, chamada ‘Dia da PC na Hemoba’, visa atender, principalmente, os bancos dos tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+, que estão em estoque crítico, segundo a coordenadora-médica Aline Dorea.

“Essas campanhas são sempre bastante importantes pra gente. A gente depende desse tipo de parceria para garantir que haja estoque suficiente para atender as demandas de transfusão de toda a rede”, explicou Dorea, que ainda alertou que os demais tipos sanguíneos também são bem-vindos.

Além das demandas contínuas, há uma preocupação com aquelas que são pontuais. “Por exemplo, nós temos um feriado prolongado [Semana Santa] que vai chegar, que é um período em que pouca gente vem doar e a gente tem uma demanda maior por acidentes e traumas”, ressaltou a coordenadora-médica da Hemoba.

Foi pensando justamente na maior quantidade de transfusões de sangue que costuma exigir o período que a Polícia Civil (PC) resolveu unir forças com a fundação pela terceira vez. A ação faz parte da campanha ‘Páscoa Solidária’, promovida pela própria corporação e que tem também como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e roupas, para instituições filantrópicas.

“Nesse processo, não poderíamos deixar de incluir a doação de sangue, porque sabemos que doar sangue é doar vida. […] A gente sempre pensa na Polícia Civil como uma instituição de proteger e servir. Agora, nós estamos agregando outro serviço: cuidar”, declarou a delegada-geral Heloísa Brito.

A campanha tem como parceiros a TV Bahia, a Estação Nova Lapa e os shoppings da Bahia, Salvador e Salvador Norte. Nos centros de compras e na Lapa, as pessoas podem depositar, até o dia 30, suas doações em caixas coletoras com a identificação da campanha. No interior do estado, as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) são os pontos de coleta.

Solidariedade
E, se a Páscoa é sinônimo de renovação e amor ao próximo, essa é a melhor forma para pôr em prática o que se prega, como fez a investigadora Isabela Reis, de 29 anos. “Uma das maiores formas de demonstrar o que é o amor de Cristo é ajudando o próximo, e a doação de sangue eu considero bem sublime: você doa parte do que tem pra fazer bem àquele que necessita”, refletiu Isabela.

Doadora desde os 16 anos, a servidora administrativa Evelyn Santos, 23, se sente realizada toda vez que pratica o gesto. “É muito gratificante, pra mim, saber que eu posso estar contribuindo pra salvar uma vida. Eu sempre tive essa vontade de doar sangue, então, desde que houve a oportunidade, comecei a doar”, contou a jovem.

Cada doação, aliás, é capaz de ajudar até quatro pessoas. Como são retirados, no máximo, 450 mililitros de sangue por vez, o organismo precisa de cerca de um dia, apenas, para repor a quantidade extraída. “É um gesto muito importante, eu espero contribuir mais e mais. Quem puder doar, com certeza, pode vir”, deixou o convite a servidora Girlene Lôbo, 45.

Horários
Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. Nesta semana, o Hemóvel — unidade de coleta externa de sangue — está atendendo de segunda a sexta-feira: no Salvador Shopping, das 8h às 17h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, das 7h30 às 16h30; no Roberto Santos, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no Hospital Irmã Dulce, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Os horários de atendimento no interior do estado estão disponíveis no site hemoba.ba.gov.br.

Requisitos
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade — menores de 18 devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar documento original com foto; estar com o peso acima de 50 quilos; estar com boas condições de saúde, descansado e alimentado; ter evitado alimentos gordurosos horas antes da doação; não ter fumado durante pelo menos duas horas; e não ter ingerido bebida alcoólica por no mínimo 12 horas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Porto Sport Club convoca atletas em formação para compor divisão de base

Na noite desta quinta-feira (21), o Porto Sport Club anunciou que vai realizar uma...

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Mais para você