Mais de 50 mil hectares de lavouras foram atingidos pelas chuvas de granizo em Minas Gerais desde o início do mês. O levantamento é da Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado.
Cerca de 7,4 mil produtores tiveram as propriedades afetadas em mais de cem municípios mineiros, principalmente no Sul e Sudoeste do estado. As fazendas de café correspondem a mais da metade das áreas, de acordo com William de Araújo, coordenador técnico da Emater.
Outras culturas de grãos, como soja, feijão e milho, também registraram perdas significativas. Segundo o coordenador da Emater, apesar dos danos causados pelo granizo, isso não significa que todas as lavouras foram perdidas.
As ocorrências com granizo atingem as plantações mineiras pelo segundo mês seguido. Ao longo do mês de outubro, entretanto, as tempestades afetaram apenas um terço do total já atingido neste mês.
De acordo com a Emater, os produtores atingidos e que obtiveram crédito rural do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, podem procurar as instituições financeiras o mais rápido possível, já que as operações estão seguradas. Será indicado um profissional para vistoriar as áreas afetadas.
Economia São Luís (MA) 12/11/2022 – 16:00 Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Lavoura granizo Chuva sábado, 12 Novembro, 2022 – 16:00 122:00