Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é uma das maiores causas de morte no mundo, sendo o de mama o que mais leva mulheres a óbito, especialmente na região das Américas. Para reforçar a importância dos exames anuais, melhores métodos preventivos até então, é celebrado mundialmente o Outubro Rosa.
Entidades governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada engajam anualmente na campanha. São vistas, ao longo do mês, desde reportagens até campanhas para arrecadar fundos a pesquisas e tratamentos. As marcas de moda não ficam atrás e lançam iniciativas diversas.
Vem conferir uma seleção!
Cantão As cores e a alegria do Rio de Janeiro, onde a Cantão nasceu, estão presentes nos quatro lenços lançados pela marca em prol da data. “Quando o assunto é câncer de mama, o lenço tem um simbolismo muito forte. Ele é quase um amuleto de amor”, explicou Tatiana Giglio, coordenadora de branding da etiqueta.
Na compra de um lenço, as clientes Cantão doam outro igual para uma mulher em fase de tratamento. Esse é o segundo ano consecutivo da parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e o INCAvoluntário, com doação focada na saúde de mulheres que enfrentam a doença.
A Cantão convidou, para a campanha, “quatro mulheres inspiradoras que sabem muito bem o que é enfrentar o tratamento”. Acima, Jociane Monteiro, de 45 anos, criadora do projeto social Amigas do Peito Por Aí
Mônica Sacramento, 52, administradora de empresas, é uma das estrelas da campanha batizada de Afeto em Dobro
Mônica Travassos, 58, é mastologista e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, e mostra acima uma das quatro estampas exclusivas dos lenços para o Outubro Rosa
Tiffany Gonçalves, 29, produtora executiva e uma das convidadas para a campanha, está atualmente em tratamento Pantys + Simple Organic A relação da Pantys com pessoas que menstruam está no core desde a fundação. A marca de calcinhas absorventes se une agora à de cosméticos sustentáveis Simple Organic para reforçar a importância do autocuidado, em especial no que tange o diagnóstico do câncer de mama.
Além da parte educacional, as duas empresas farão uma ajuda financeira ao Instituto Protea. Durante todo o Outubro Rosa, cinco por cento das vendas de cada Óleo de Rosa Mosqueta, da Simple Organic, e de cada calcinha bíquini rosa, da Pantys, serão doados para a organização.
O Instituto Protea foi fundado em 2018 com a missão de ajudar as milhares de mulheres que, no Brasil, aguardam em fila de espera para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde, o SUS. Segundo a ONG, o alto custo do tratamento do câncer de mama e a taxa de mortalidade que supera 27% no país.
Pantys e Simple Organic lançam, juntas, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e também revertem 5% dos lucros em produtos selecionados para o Instituto Protea
O valor será destinado ao Instituto Protea, que auxilia mulheres com câncer de mama em situação de vulnerabilidade social
Ana Furtado, ex-apresentadora da Rede Globo, é uma das conselheiras do Instituto Protea Lumas A brasiliense Lumas, que tem nas camisetas com frases feministas o seu carro chefe, não também não deixou a data passar em branco. A etiqueta criou o lenço Flor de Lótus especialmente para o Outubro Rosa. Além de estar a venda, a peça terá um remessa de 300 unidades doadas para quem luta contra o câncer.
Mais do que estética, a preocupação com o lenço passou pelo toque. O objetivo era desenvolver um acessório que não trouxesse a “sensação de arranhar a pele sensibilizada pelo tratamento quimioterápico”, como explicou Fernanda Sales, proprietária da Lumas.
O lenço Flor de Lótus foi pensado para trazer representatividade para o Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama
Versátil, o lenço pode ser usado no lugar do cinto, para enfeitar a bolsa, no pulso, dando vida a looks em blusas e camisetas
“A estampa é super colorida, especialmente para alegrar as mulheres que o usam na cabeça durante o tratamento no combate ao câncer de mama”, afirmou Fernanda Sales Marisa A gigante varejista decidiu que, neste ano, iria trabalhar para valorizar a autoestima das mulheres que enfrentaram ou enfrentam a doença. Pensando nisso, a Marisa apresentou três novos modelos da linha Sutiã do Recomeço, desenvolvida especialmente para mulheres mastectomizadas.
Criada em 2018, a linha é fruto da história inspiradora de uma cliente que encontrou nas lingeries uma forma de se reconectar com o próprio corpo. A partir daí, a Marisa se uniu à Sociedade Brasileira de Mastologia e desenvolveu sutiãs que oferecem conforto, por meio do tecido de leve compressão, abertura para colocar ou retirar as próteses móveis e alças laterais largas, oferecendo maior sustentação.
A Marisa tem investido em produtos e campanhas voltadas para o Outubro Rosa
Neste ano, a varejista apresenta três novos modelos da linha Sutiã do Recomeço, desenvolvida especialmente para mulheres mastectomizadas
“Quando experimentei o sutiã pela primeira vez fiquei extasiada. Não era um top sem graça e sim um sutiã de verdade, bonito”, afirmou a cliente Priscila Peccine em comunicado divulgado pela marca Vivara A maior rede de joalherias da América Latina lança, neste mês, a coleção Love com a temática do Outubro Rosa. O lançamento é fruto de uma parceria da Vivara com o Instituto Quimioterapia e Beleza.
Será doado R$ 150,00 por joia vendida da coleção Love. O objetivo é auxiliar no tratamento oncológico de mulheres atendidas pelo Instituto Quimioterapia e Beleza, que trabalha também com o psicológico e a autoestima.
Neste ano, a joalheria Vivara une forças com o Instituto Quimioterapia e Beleza
Será doado o valor de R$ 150,00 a cada da coleção joia vendida
O dinheiro será usado para auxiliar o tratamento oncológico de mulheres durante todo o mês de outubro Havaianas A marca brasileira que é unanimidade e está presente em – quase – todos os lares se uniu, neste ano, ao Instituto Protea. Foi lançado um pin exclusivo e de edição limitada cujo lucro será 100% revertido para a ONG.
O broche delicado que é encaixado nas correias da sandália traz a flor que dá nome à ONG. “Todos os recursos arrecadados pelo Instituto Protea, incluindo as vendas dos pins Havaianas, serão aplicados no custeio de exames de diagnósticos e tratamento do câncer de mama”, afirma Cristina Assumpção, diretora executiva do Instituto Protea, em comunicado.
O pin exclusivo das Havaianas com edição limitada em parceria com o Instituto Protea terá 100% das vendas revertidas para a ONG
O produto está à venda no e-commerce e nas lojas físicas de todo o país
“Quanto menor for o tempo entre o diagnóstico do câncer de mama e o início do tratamento, maiores as chances do sucesso nos resultados”, reforça a diretora do Instituto Protea É importante que as marcas saibam abordar o assunto com a delicadeza que a campanha merece. Para além do lucro, o foco do Outubro Rosa é o diagnóstico precoce do câncer de mama e a saúde de todos que venceram e vencerão essa etapa!