InícioEditorialEntretenimentoMatteus após exposição de fraude: “Pessoas com maldade quiseram fazer”

Matteus após exposição de fraude: “Pessoas com maldade quiseram fazer”

O ex-BBB Matteus Amaral voltou a falar sobre a acusação de fraude no sistema de cotas raciais para entrar na faculdade em 2014. O vice-campeão do reality deste ano foi exposto nesta semana. Segundo as informações, ele autodeclarou preto para entrar na universidade.

O gaúcho participou do 8° Seminário de Benzedores, que aconteceu na cidade natal dele, Alegrete, no Rio Grande do Sul e falou do novo momento da sua vida. Em determinado momento ele se referiu ao acontecimento como “coisas que as pessoas com maldade quiseram fazer”.

1 de 6

Matteus se disse preto e com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo

2 de 6

Matteus foi vice-campeão do BBB24

3 de 6

Matteus se autodeclarou preto para ingressar numa universidade federal através do sistema de cotas

Reprodução/Gshow

4 de 6

Matteus Amaral recebeu dinheiro do governo após fraudar cotas

Reprodução

5 de 6

Ex-BBB Matteus doa boina para leilão de ajuda às vítimas do RS

Reprodução/Instagram

6 de 6

“Dando risada”, afirma Matteus após acusação de encenar ajuda ao RS

Instagram/Reprodução

“Não é fácil lidar com tudo que estou vivendo. Agora, teve alguns acontecimentos que foram coisas que as pessoas com maldade quiseram fazer. Quero agradecer do fundo do coração por tudo que estou vivendo, por todas as pessoas que fazem de tudo para fazer coisas melhores”, disse ele em um vídeo compartilhado pelo site Portal do Alegrete.

Mãe de Matteus também foi envolvida em polêmica de cotas Luciane Amaral, mãe do gaúcho, também teria sido aprovada na faculdade sob a Lei de Cotas de 2012. As informações sobre os dois foram confirmadas pelo IFFar.

Segundo o IFFAR, a mãe de Matteus também se autodeclarou preta e foi instaurado um processo para avaliar o caso. Nessa quinta-feira (13/6), ela falou, num áudio que vazou em um dos stories de Matteus, que estava preocupada com o assunto:

“Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, frisou no vídeo. No entanto, a publicação foi excluída logo em seguida, em vão.

O IFFAR confirmou a informação sobre a mãe do ex-BBB, através da assessoria, para a Quem. “O nome Luciane da Silveira Amaral consta no mesmo edital, inscrito na mesma cota que o Matteus. É importante dizer que, para afirmarmos se houve fraude, é necessário o processo”, ponderaram.

A instituição prosseguiu, lembrando que, nessas situações, a sanção é a perda da vaga: “Isso já ocorreu algumas vezes no IFFAR. É recebida a denúncia, o caso é apurado, é feita a heteroidentificação e a autodeclaração pode ser anulada. No caso do Matteus, que não tem mais vínculo, a questão vai ter que ser discutida. Não tivemos caso assim ainda”.

Matteus se manifestou pela primeira vez, num texto divulgado nas redes sociais. O namorado de Isabelle alegou que foi uma terceira pessoa quem realizou a sua inscrição e, no momento, escolheu a cota de forma errada, sem avisá-lo. O gaúcho ainda pediu desculpas, se dizendo arrependido e lamentando o transtorno.

Ele ainda frisou que nunca teve o objetivo de estudar através das cotas e eximiu qualquer tipo de culpa. “Lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, reforçou.

O ex-BBB Matteus encerrou o texto publicado no Instagram, alegando ser defensor ativo da igualdade racial e social. “Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, concluiu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A nova proposta musical de ErriVance com o EP “DEBO$HE”, disponível nas plataformas digitais

Artista abre o coração no projeto falando de forma sarcástica sobre desafios na carreira;  EP também...

Câmara de SP suspende seminário sobre a Palestina organizado pelo PT

Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em São Paulo lançaria o Núcleo Palestina nesta...

 Maconha: Flávio Bolsonaro acusa STF de “liberar o tráfico de drogas”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou uma rede social nesta terça-feira (25/6) para acusar...

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal, mas ainda precisa determinar quantidade

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 8 votos a 3, a favor da...

Mais para você