O MDB acertou a filiação ao partido do vereador Gabriel Azevedo, atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O acordo foi firmado durante reunião entre o vereador e o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, nessa quarta-feira (6/3), em Brasília.
A intenção do MDB é lançar o parlamentar como candidato a prefeito da capital mineira nas eleições municipais de outubro.
Caso entre mesmo na disputa, Gabriel se juntará a outros quatro nomes de partidos da base do governo Lula que já se colocam como pré-candidatos:
Faud Noman (PSD), atual prefeito; Rogério Correia (PT), deputado federal; Duda Salabert (PDT), deputada federal; e Bella Gonçalves (PSol), deputada estadual. Essa divisão no campo da esquerda e da centro-esquerda na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, contudo, preocupa Lula.
O temor do presidente é que essa divisão de candidaturas leve o deputado estadual bolsonarista Bruno Engler (PL) a vencer a eleição para prefeito.
Gabriel Azevedo, vale lembrar, foi eleito vereador em 2020 pelo Patriota, mas acabou expulso do partido em 2021. Desde então, estava sem legenda.
Outras capitais Nesta semana, como antecipou a coluna, o MDB filiou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que tentará reeleição ao cargo este ano.
O principal foco do partido no pleito municipal, porém, será tentar reeleger o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).