InícioEditorialMEC define critérios de alfabetização para crianças de sete anos

MEC define critérios de alfabetização para crianças de sete anos

Nesta quarta-feira, 31, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os novos critérios para definir um estudante alfabetizado. Fruto de uma pesquisa intitulada “Alfabetiza Brasil”, a decisão impõe parâmetros de autonomia de letramento para as crianças de sete anos que estão matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Dentre as habilidades necessárias, estão: ler pequenos textos, formados por períodos curtos; localizar informações na superfície textual; inferir de maneira básica na articulação entre texto verbal e não verbal. Se este novo critério estivesse vigente há dois anos, 56,4% das crianças não estariam alfabetizadas, segundo pesquisa do MEC.

A partir dos resultados colhidos com os professores que participaram do estudo, o perfil de aprendizagem foi interpretado por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esta medida, ficou estabelecido que o ponto de corte corresponde a 743 pontos na escala Saeb. A pesquisa “Alfabetiza Brasil” foi desenvolvida pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os pesquisadores entrevistaram 251 professoras alfabetizadoras, espalhadas por 206 municípios localizados nas cinco regiões brasileiras, entre os dias 15 e 23 de abril.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você