InícioNotíciasPolíticaMédicos apontam causas dos lábios rachados e formas de tratamento

Médicos apontam causas dos lábios rachados e formas de tratamento

Algumas pessoas podem associar os lábios rachados ao clima frio e seco, mas nem sempre esse é o motivo para o problema. De acordo com o dermatologista André Moreira, essa descamação ocorre, principalmente, devido à falta de água na pele.

“Em algumas situações essa perda se intensifica, então, não é o frio ou o calor que faz os lábios racharem nessas variações de temperatura, o que existe é um aumento da perda de água pela derme”, explica o médico.

O aparecimento de doenças que aumentam a perda de hidratação de maneira patológica, como a dermatite atópica, e a falta de uso de cosméticos que hidratem os lábios, são outros fatores que contribuem para o agravamento do quadro, que apresenta vermelhidão, rachaduras, secura e descamação como principais sintomas.

Os lábios rachados ocorrem principalmente pela perda de água que ocorre naturalmente na pele Uma das soluções apresentadas por André para resolver os lábios rachados é a utilização de cosméticos. “Temos alguns que agem como uma capa, uma cera que reduz essa perda de água. Há outros que ainda tratam e fazem com que substâncias entrem no local e fique mais hidratado”, afirma.

À Women’s Health, a dermatologista Doris Day acrescentou que lamber demais os lábios e comer alimentos salgados podem contribuir para o infortúnio, mas não é motivo para grande preocupação. “Os lábios ficam naturalmente secos. Eles não têm glândulas sebáceas, isso significa que não produzem fatores hidratantes naturais ou elementos que mantenham a camada externa da pele protegida e hidratada”, explica.

Já o médico Adam Friedman complementou dizendo que a região não tem muita camada externa, mas um extrato córneo fino que funciona como uma armadura. “É uma barreira composta de gorduras, proteínas e células mortas da pele e a protege quando está seca. É responsável também por parte da proteção UV incorporada ao seu corpo”, diz.

Usar cosméticos é uma das formas de tratamento Além das causas apontadas pelo dermatologista André Moreira, Day e Friedman complementaram que a exposição ao ar seco, a deficiência de vitaminas e o uso de medicamentos, como antidepressivos, quimioterápicos e aqueles que possuem ingredientes com peróxido de benzoíla, retinol ou ácido salicílico, podem afetar os lábios.

Segundo a dermatologista Rodney, usar protetores labiais com ceramidas, lanolina, manteiga de karité e vitamina E em sua composição ajudam no tratamento. “Outros produtos como o óxido de zinco e o dióxido de titânio podem ajudar na cura e restauração, ao mesmo tempo que protegem dos danos do sol”, acrescentou, em entrevista à Women’s Health.

Quando procurar um médico? Os lábios rachados demoram, em média, de duas a três semanas para cicatrizar, de acordo com Rodney. Caso o indivíduo esteja fazendo vários ajustes no estilo de vida e não está vendo nenhuma melhora ou está piorando o quadro, é hora de procurar o médico.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você