InícioNotíciasPolicialMembros do MP exigem de Aras ação após dia de terror em...

Membros do MP exigem de Aras ação após dia de terror em Brasília

Um grupo formado por 140 integrantes do Ministério Público Federal enviou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representação, a qual cobra ao PGR providências após os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília no domingo (8). 

Os procuradores solicitam a adoção de providências para a “pronta apuração de crimes contra as instituições democráticas”, e a determinação de medidas “necessárias e suficientes” para o reestabelecimento da ordem pública.
Eles afirmam que uma “horda de terroristas” marchou sobre a Esplanada dos Ministérios, invadiu as sedes dos Poderes e depredou “barbaramente o patrimônio público e histórico” do Brasil.

Acrescentam ainda que o objetivo dos bolsonaristas radicais era gerar um “colapso” na democracia com uma tentativa de “golpe de estado”, e que as forças de segurança não reprimiram os criminosos. 

No documento, os procuradores criticam a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal, o governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

Ontem (9), durante reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, o PGR lamentou os atos e afirmou que o Ministério Público está mobilizado para não permitir que o episódio de domingo se repita. Ele acrescentou que o órgão vai buscar a responsabilização dos culpados.

Os procuradores dizem ainda que é necessário investigar a possibilidade de as tropas policiais terem sido “orientadas a não coibir adequadamente o movimento golpista”. E lembram que grupos de bolsonaristas radicais ocuparam espaços públicos por meses, especialmente em Brasília.

Na representação, os integrantes do MP também pedem a Aras a revogação da medida que, segundo eles, proíbe a atuação de forças-tarefa sem que o próprio procurador-geral da República indique os integrantes.

No domingo, bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes e destruíram as sedes dos Poderes em Brasília. Foram alvo das ações violentas o PLanalto, o Supremo Tribunal Federal e Congresso. 
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você