InícioMercado financeiro reduz estimativa de inflação para 6,8% neste ano

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 6,8% neste ano

A expectativa de melhora do cenário econômico em 2022 continua sendo a tendência das instituições do mercado financeiro, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (22).

Os economistas do mercado acreditam que a inflação deve fechar o ano em 6,8%. Na projeção anterior, era esperado um IPCA de 7% em 2022. É a oitava vez seguida que o mercado abaixa a estimativa de inflação deste ano.

Para o PIB, o Produto Interno Bruto, a projeção também aumentou para este ano. Antes o mercado estava prevendo um crescimento da economia de 2%. Agora, a previsão é um pouco melhor, de 2,02%.

Em relação à taxa básica de juros, a previsão do mercado continua a mesma, que é a manutenção da Selic em 13,75% ao ano.

Já para 2023, os economistas diminuíram a previsão de inflação de 5,38% para 5,33%.

A expectativa de crescimento econômico caiu a 0,39% para o ano que vem, número discretamente menor da última edição do Boletim, que era de 0,41%.

O Focus reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos e é divulgado semanalmente, pelo Banco Central.

Economia Brasília 22/08/2022 – 13:07 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Boletim Focus inflação banco central segunda-feira, 22 Agosto, 2022 – 13:07 77:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula recebe premiê do Japão de olho no mercado para carnes

Fumio Kishida irá a Brasília e a São Paulo; os 2 líderes devem falar...

Sobe para 12 número de corpos achados em buscas por PM desaparecido

São Paulo — Policiais militares ambientais encontraram, nessa quinta-feira (2/5), duas ossadas humanas na Vila...

Governo do Rio Grande do Sul declara estado de calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou estado de calamidade pública...

Mais para você