Um acordo entre metalúrgicos e montadora pode suspender demissões na Caoa Chery, em São Paulo.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos anunciou um acordo com a montadora Caoa Chery para garantir o emprego de quase 500 pessoas, pelo menos, até janeiro do ano que vem.
A montadora anunciou na semana passada a suspensão das atividades na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, e a demissão de todos os funcionários que atuavam na linha de montagem, 480 de um total de 600 trabalhadores.
Segundo a Caoa Chery as atividades na planta só seriam retomadas em 2025, com a adaptação da fábrica para a produção de veículos elétricos.
Logo depois do anúncio, os trabalhadores apresentaram a proposta de lay off, que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho para evitar demissões. Segundo o Sindicato, a montadora aceitou a proposta nesta quarta-feira.
Com isso, os contratos seriam suspensos pelo prazo de cinco meses, a contar de 1º de junho, e depois a Caoa Chery garantiria mais três meses de estabilidade. Nesse período, os salários são mantidos na íntegra, assim como os planos de saúde. Parte da remuneração passa a ser paga com recursos do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
A montadora não confirmou as condições do acordo. Em uma nota bem curta disse apenas que as negociações seguem com o sindicato.
O presidente do sindicato, Weller Gonçalves explicou que a entidade vai manter a pressão para evitar o fechamento definitivo da fábrica e apresentou um projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Jacareí exigindo da montadora a contrapartida aos benefícios tributários recebidos pela empresa.
Segundo um estudo do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos, só de empregos diretos, o fechamento da fábrica significa a perda de R$ 53 milhões por ano circulando na cidade. Incluindo o setor de autopeças, outros R$ 37 milhões deixam de circular pela cidade.
Economia São Paulo 11/05/2022 – 19:53 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Caoa Chery quarta-feira, 11 Maio, 2022 – 19:53 2:30