InícioEditorialPolítica NacionalMinistros de Lula assumem cargos e anunciam o que farão nos próximos...

Ministros de Lula assumem cargos e anunciam o que farão nos próximos quatro anos

No Ministério da Fazenda, Fernando Haddad disse que o governo ‘não aceitará’ décifit de R$ 220 bilhões; na Educação, Camilo Santana destaca alfabetização na idade certa como prioridade ‘absoluta’

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fernando Haddad assumiu o Ministério da Fazenda nesta segunda-feira, 2

Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar posse para o seu terceiro mandato na Presidência da República e empossar os 37 nomes indicados para compor o quadro ministerial do governo, os novos ministros fazem cerimônias para assumir os cargos. O primeiro a tomar posse nesta segunda-feira, 2, foi o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que comandará o Ministério da Fazenda. Primeiro nome a ser anunciado por Lula, o petista afirmou em discurso que vai trabalhar para reduzir o impacto negativo nas contas públicas e reforçou que o governo “não aceitará” o déficit “absurdo” previsto para 2023. “Não aceitaremos um resultado primário que não seja melhor do que os absurdos R$ 220 bilhões de déficit previstos no Orçamento para 2023”, declarou, em primeiro discurso como ministro da Fazenda. Além de Fernando Haddad, outros 16 ministros assumem o cargo nesta segunda.

Em cerimônia no Ministério da Educação, o ministro Camilo Santana (PT), também ex-governador do Ceará, disse que alfabetização na idade certa é “prioridade absoluta” para o país. Ele também avaliou que a educação foi negligenciada e tratada como “subproduto” na gestão anterior, reafirmou as prioridades da pasta, como a expansão do ensino integral, o combate à evasão escolar e a introdução de novas tecnologias na educação, e prometeu buscar “diálogo permanente” com representantes da área, universidades e institutos federais para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação. Outro ministro que elencou prioridades foi José Múcio, que assume o Ministério da Defesa. Em seu primeiro pronunciamento no cargo, ele reforçou que as Forças Armadas são instituições de Estado e estão a serviço da democracia. “Apesar de sua relevante dimensão geopolítica, o Brasil e suas Forças Armadas sempre se posicionaram a serviço da paz, da democracia, do respeito às instituições e da cooperação com os seus vizinhos. Nossa história, rica em exemplos, mostra que a Marinha, o Exército e Aeronáutica são instituições de Estado.”

No Ministério da Saúde, a cerimônia também foi momento de anúncios do secretariado, com a indígena Weibe Tapeba entre os escolhidos, e de reafirmar as prioridades da pasta: autonomia na produção de vacinas, fortalecimento do programa Farmácia Popular, ampliação da vacinação, combate ao racismo estrutural no SUS; e uma gestão pautada “pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica”, entre outras coisas. Primeira mulher a comandar a Saúde, Nísia Trindade ocupava a presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde liderou as ações para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Entre os outros ministros que assumiram cargo está o ex-governador Rui Costa, agora ministro-chefe da Casa Civil, Carlos Fávaro, que comandará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Flávio Dino, do Ministério da Justiça, que prometeu um pente-fino nos inquéritos sobre atos contra os resultado das eleições e disse que desvendar o caso da morte de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, é “questão de honra”.

Outras cerimônias também aconteceram na tarde desta segunda, como a do Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e de Wellington Dias, que vai comandar a pasta de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome e promete vai atualizar Cadastro Único. A expectativa é que as cerimônias de posse aconteçam até a próxima quarta-feira, 4, com Marina Silva assumindo o Meio Ambiente e o vice-presidente Geraldo Alckmin, a pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação. Nesta terça, 3, as cerimônias devem acontecer no Ministério dos Direitos Humanos, com Silvio Almeida; no Ministério dos Transportes, com Renan Filho; na Secretaria de Comunicação Social, com Paulo Pimenta; e na Controladoria-Geral da União, com Vinícius Marques de Carvalho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro chama manifestantes do 8 de Janeiro de “baderneiros”

Ex-presidente declara que não cometeu nenhum crime durante seu mandato, especialmente na organização de...

Laranja: saiba quais são os benefícios de comer a fruta todos os dias

A laranja é uma fruta bastante popular no Brasil graças ao seu sabor e...

Explosão em posto de gasolina causa duas mortes em Porto Alegre

Uma explosão devastadora ocorreu em um posto de gasolina na cidade de Porto Alegre...

Túlio Gadêlha e Fátima Bernardes assistem show da Madonna em área VIP

O deputado, que é parte da base de Lula no Congresso, não compartilhou registros...

Mais para você