InícioEditorialPolítica NacionalMoro critica escolha de Zanin para o STF: ‘Amigo pessoal do presidente’

Moro critica escolha de Zanin para o STF: ‘Amigo pessoal do presidente’

Presidente oficializou para a Suprema Corte a escolha de seu advogado nas ações que envolvem a Operação Lava Jato

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Senador e ex-juiz Sergio Moro em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) utilizou as suas redes sociais nesta quinta-feira, 1º, para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por indicar o advogado Cristiano Zanin, que o defendeu em seus processos no âmbito da Operação Lava Jato, para herdar a cadeira do ministro aposentado Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma publicação, o ex-juiz disse que Zanin era amigo pessoal de Lula e considerou que a nomeação do próprio advogado “fere o espírito republicano”. “A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”, considerou. A confirmação ocorre após o presidente Lula confirmar, numa coletiva de imprensa ao lado do presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, onde o petista justificou que o nome de Zanin foi escolhido “não só pelo papel que ele teve na minha defesa [durante a Lava Jato], mas simplesmente por que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”. Moro terá a oportunidade de participar da sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – atualmente presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) – junto com outros 25 senadores que deverão chancelar ou barrar a ida de Zanin à Suprema Corte. Além de Moro, decidirão sobre a escolha de Zanin os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Magno Malta (PL-ES), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM).

A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano.

— Sergio Moro (@SF_Moro) June 1, 2023

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Boulos vota para arquivar caso de “rachadinha” de Janones

Relator do caso no Conselho de Ética, deputado do Psol diz não haver “justa...

Entregador detona Ludmilla e Brunna Gonçalves reage: “Não sabia”

Nessa terça-feira (14/5), uma treta envolvendo Ludmilla e um entregador ganhou as redes sociais....

MPSP pede condenação de jornalista ameaçado com arma por Zambelli

São Paulo – O Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu a condenação do...

Mais para você