InícioNotíciasPolíticaMoser sobre entrega do Esporte ao Centrão: “Tristeza e consternação”

Moser sobre entrega do Esporte ao Centrão: “Tristeza e consternação”

Ana Moser, agora ex-ministra do Esporte, lamentou a entrega da pasta para o Centrão, manobra do governo que ela vê com “tristeza e consternação”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ex-jogadora de vôlei do Ministério do Esporte na noite desta quarta-feira (6/9) e o nome do deputado federal André Fufuca (PP-MA) foi indicado para assumir o cargo.

“Esta gestão vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no governo federal, mas entende que este caminho apenas começou a ser trilhado”, destacou Moser em nota.

A demissão de Ana Moser já era discutida há cerca de dois meses, durante idas e vindas provocadas pela reforma ministerial. Com a mudança no Executivo, o presidente Lula espera ampliar a sua base no Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados, ao dar vaga para parlamentares do Centrão no governo.

“Recebi a decisão do presidente Lula, a quem agradeço pela confiança, de que deixarei a direção do Ministério do Esporte. Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país”, completou a ex-ministra do Esporte.

Leia a nota na íntegra:

“A ministra do Esporte, Ana Moser, reuniu-se nesta tarde (06/09) com o presidente Lula, no Palácio do Alvorada, e foi comunicada da decisão do governo de mudança iminente no comando do Ministério do Esporte.

Durante a conversa, Ana Moser lamentou que as promessas de campanha, de um esporte para toda a nação, tenham tido tão pouco tempo para que se desenvolvessem na retomada da gestão do Ministério do Esporte voltada para a implementação de uma política que efetivasse o direito social à prática esportiva. A Ministra apresentou ao Presidente as ações já implementadas, bem como as entregas previstas.

Esta gestão vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no governo federal, mas entende que este caminho apenas começou a ser trilhado.

A ministra e a equipe do Ministério do Esporte vão continuar trabalhando e contribuindo para a política pública de esporte no Brasil, mantendo o sonho de todos que acreditaram no trabalho deste grupo.

‘Recebi a decisão do presidente Lula, a quem agradeço pela confiança, de que deixarei a direção do Ministério do Esporte. Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país. Continuarei lutando e contribuindo para uma política pública de esporte que seja para todas, todos e todes. Agradeço aos que tiveram comigo percorrendo este caminho curto e árduo’, diz Ana Moser”.

presidente-lula-e-ministra-do-esporte-ana-moser-1672338711364_v2_1280x813 (1)

Lula e Ana Moser Ricardo Stuckert/PR

Ministra do Esporte, Ana Moser, primeira-dama, Janja Silva, e ministro Márcio Macedo

Ministra do Esporte, Ana Moser, primeira-dama, Janja Silva, e ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo Ricardo Stuckert/Imagem cedida ao Metrópoles

Fufuca e Lula

Lula e o novo ministro do Esporte, André Fufuca Reprodução

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) informou que a nomeação e a posse de Fufuca como ministro do Esporte deve acontecer quando o presidente retornar da viagem à Índia, onde acontece a reunião da cúpula do G20.

Gestão de Ana Moser Durante a sua gestão, Ana Moser confirmou a candidatura do Brasil para sediar a próxima edição da Copa do Mundo Feminina, marcada para 2027.

Por outro lado, a ex-ministra também foi alvo de críticas da comunidade de esportes eletrônicos. Ana Moser declarou que a modalidade “não é esporte”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo Milei diz buscar “modelo Lula” para privatização de banco

Em 2010, petista listou 49% das ações do Banco do Brasil na bolsa de...

Morre Anderson Leonardo, líder do grupo de pagode Molejo, aos 51 anos

Foto: Reprodução/Instagram Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo 26 de abril de 2024 |...

PM demitido após morte de jovem em festa alega disparo acidental

O cabo da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), Ivanildo Sebastião dos Santos, preso...

Gilmar Mendes nega pedido de Monique Medeiros por prisão domiciliar

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu contra o pedido de...

Mais para você