InícioEntretenimentoCelebridadeMostra Ecofalante chega a Salvador com 33 filmes

Mostra Ecofalante chega a Salvador com 33 filmes

Filmes premiados internacionalmente, títulos assinados por prestigiados cineastas brasileiros, longas-metragens inéditos no país, obras da “mãe do cinema africano” Sarah Maldoror, debates com ativistas, cineastas e especialistas, sessões para estudantes e para o público infantil. Estas são algumas das principais atrações da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023, agendada de 12 a 23 de abril no Cine Metha – Glauber Rocha, Sala Walter da Silveira e mais 17 espaços culturais e educacionais de Salvador, com entrada franca.

Até o mês de maio, as exibições alcançam a Região Metropolitana, nas cidades de Camaçari (24 a 29 de abril) e Dias D’Ávila (24 de abril a 06 de maio). Já o Recôncavo da Bahia receberá a Mostra no segundo semestre, com sessões em Cachoeira (31 de julho a 9 de agosto) e Cruz das Almas (31 de julho a 10 de agosto).

Considerada como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema (@mostraecofalante) chega na Bahia trazendo filmes inéditos e destaques da edição 2022 do festival. Exibindo um total de 33 filmes, representando 16 países, o festival promove ainda projeções em 19 espaços culturais e educacionais da cidade. Três debates completam a grade: “O Futuro da Energia” (em 18/04), “Racismo Ambiental” (19/04) e “Direito à Mãe Terra” (20/04).

Na sessão de abertura para convidados a atração é o longa-metragem paulista A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, que retrata a expedição comandada pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia para encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubo.. A cerimônia de abertura contará com a participação dos cineastas Bruno Jorge, Aurélio Michiles e Jorge Bodanzky, que também estarão presentes em sessões de seus filmes durante o evento.

Veja o trailer de A Invenção do Outro:

Alguns dos mais prestigiados cineastas brasileiros têm suas mais recentes realizações incluídas na programação: Amazônia, A Nova Minamata?,  de Jorge Bodanzky; Adeus, Capitão, de  Vincent Carelli e Tatiana “Tita” Almeida;  Segredos do Putumayo, de Aurélio Michiles; Vento na Fronteira, de Laura Faerman e Marina Weis. A seleção internacional traz Nação Lakota Contra os Estados Unidos (EUA), Amianto: Crônica de um Desastre Anunciado (Bélgica), Amor e Luta em Tempos de Capitalismo (França), A Máquina do Petróleo (Inglaterra), Uma História de Ossos (Inglaterra), Delikado (EUA/Filipinas/Reino Unido/Austrália/Hong Kong), Filhos do Katrina (EUA), Xaraasi Xanne – Vozes Cruzadas (França/Alemanha/Mali), O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas (EUA) e Deep Rising – A Última Fronteira (EUA).

Questões ligadas à negritude e ao racismo estão presentes em diversos títulos da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023. Merece destaque a exibição de dois títulos assinados por Sarah Maldoror, a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem na África e considerada “a mãe do cinema africano”.  Sarah Maldoror (1929-2020) tem sua filmografia, composta por mais de 40 obras, reverenciada como exemplo de cinema militante. Na programação está Sambizanga (1972), longa-metragem duplamente premiado no Festival de Berlim, que é exibido em cópia restaurada sob os auspícios da Film Foundation, entidade voltada à preservação de filmes criada pelo diretor Martin Scorsese. A obra focaliza a figura de Domingos Xavier, operário angolano e ativista anticolonial que foi preso e torturado até à morte, em 1961, pela polícia política portuguesa.

Já em Uma Sobremesa para Constance, produção de 1980, Maldoror utiliza a comédia para tratar do tema da imigração africana e do racismo em território francês, num momento em que este assunto começava a ganhar amplitude e seu enfrentamento tornava-se incontornável. Por sua vez, Diálogos com Ruth de Souza refaz a trajetória pioneira dessa atriz que enfrentou o racismo e abriu portas para outras atrizes negras no teatro, televisão e cinema no Brasil, a partir de materiais de arquivo e de conversas com a diretora da obra, Juliana Vicente (de Racionais: Das Ruas de SP pro Mundo). Já Exu e o Universo, de Thiago Zanato, foi vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival do Rio e do prêmio do público para documentário brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme ajuda a entender como Exu, divindade das religiões de matriz africana, começou a ser visto como o diabo no Brasil. 

Segundo o realizador do curta carioca Ser Feliz no Vão,  Lucas H. Rossi dos Santos, o filme é “um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço”. Ele ganhou o prêmio de público da Mostra Ecofalante 2022. Outro premiado do ano passado, o carioca Rolê – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas, trata de maneira crítica e irreverente do movimento que levou jovens de periferia a se reunir e fazer intervenções em shopping centers no Brasil. Ele foi merecedor de menção honrosa do júri oficial.

Produção dedicada ao público infantil da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023 e programada com apoio da Embaixada da França no Brasil, a animação A Viagem do Príncipe, dirigida por Jean-François Laguionie e Xavier Picard, mostra as aventuras e os preconceitos enfrentados por um príncipe numa terra estrangeira, de cultura e hábitos diferentes e que se construiu em oposição à natureza. Premiada na Alemanha, a obra esteve na programação do prestigioso Festival de Roterdã.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você