InícioNotíciasSociedadeMulheres aprendem a corrigir vazamentos em casa em oficina promovida pela Embasa

Mulheres aprendem a corrigir vazamentos em casa em oficina promovida pela Embasa

Na terça-feira (14), 16 mulheres do bairro Várzea Alegre, em Itamaraju, participaram de uma oficina sobre técnicas e orientações para reparos básicos na rede hidráulica do domicílio, visando capacitá-las para identificar vazamento em tubulações, na válvula da descarga do vaso sanitário, na boia da caixa d´água e realizar consertos rápidos em tubos, conexões, torneiras, entre outros equipamentos.

O evento foi aberto pela assistente social da Embasa, Claudice Pires, que explicou sobre ações sociais da Embasa. “Essa oficina integra os projetos Com + Água e Embasa na Escola. Os dois visam levar informação às pessoas sobre os serviços da empresa e educação ambiental”, contou Claudice.

Atendendo mais de 80% do município com os serviços de esgotamento sanitário, a gerente do Escritório Local da Embasa em Itamaraju, Jandaia Martins, trouxe como pauta os benefícios e o uso correto da rede de esgoto, além de explicar como funciona o sistema e sobre a taxa de esgotamento sanitário. “O esgoto é uma água que foi usada e contaminada, uma simples lavagem das mãos já produz esgoto. E tratar essa água é um desafio para a empresa que coleta, transporta, trata e devolve à natureza sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, o que Embasa cobra é pelo serviço que ela presta”, explicou Jandaia. De acordo com o Trata Brasil, investimentos em saneamento básico, como em esgotamento sanitário, reflete diretamente em uma economia de gastos com saúde pública. “Esgoto tratado equivale a ambiente e pessoas saudáveis”, conclui a gerente.

Na segunda parte da oficina, voltada para a prática da vistoria e correção de vazamentos na rede hidráulica do domicílio, o supervisor de água e o agente operacional da Embasa, Edson Mauro e Leandro Queiroz, respectivamente, explicaram como identificar vazamentos e fazer correções emergenciais. Ao final da capacitação, as mulheres receberam certificado e participaram de lanche e sorteio de brindes.

Para a aposentada Maria das Graças agora ficou mais fácil fazer reparos sem a necessidade de esperar algum outro morador do imóvel. “No dia a dia, sempre temos uma correção rapidinha, agora eu aprendi e eu mesma farei”, contou.

Já para a dona de casa Dionélia Tavares, a experiência que ela teve superou as expectativas. “Tudo que foi explicado nos fez ter mais consciência sobre o uso da água e agora entendo melhor sobre a tarifa de esgoto e o quanto o serviço é necessário”, disse. “A gente acha que só o homem pode fazer esse tipo de trabalho e quando tem uma situação urgente fica difícil. Me sinto mais confiante agora”, disse Dionélia.

Por | Ascom EMBASA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você