InícioNão liberação da Praça: Prefeitura de Itamaraju esclarece

Não liberação da Praça: Prefeitura de Itamaraju esclarece

Diante da grande polêmica gerada em torno da não liberação da festa da Rádio Terramar FM na Praça Castelo Branco em Itamaraju, a Prefeitura esclarece que as informações veiculadas na própria emissora de que teria havido perseguição, não condizem com a realidade e são inverídicas, além de não integrarem a realidade vivida hoje no município.

O que aconteceu de fato é que os diretores da emissora, quando foram fazer a solicitação da liberação do logradouro, chegaram em tom de exigência, como se os servidores estivessem ali para fazer o que eles queriam. Na ocasião, eles inclusive, foram informados de que, devido à proporção do evento, teriam que atender algumas exigências contidas nas Portarias Municipais 064/2009 e 045/2009, mas se negaram de imediato.

“Por isso decidimos não liberar a Praça Castelo Branco”, diz Joãodervan Cerqueira Lima, secretário de Administração. O secretário informou que se a empresa cumprisse com pelo menos uma das exigências contidas nas Portarias, a liberação aconteceria, “eles de pronto se posicionaram de forma irredutível, de que não iam cumprir com nada, então tivemos que ser firmes, porque a lei é para todos”, defende o secretário.

Quando perceberam que a Prefeitura não ia abrir mão do cumprimento das Portarias, os diretores da Empresa de Telecomunicações Gois Ltda (Terramar FM), resolveram recorrer à justiça impetrando um Mandado de Segurança, entretanto, depois de analisar o teor das Portarias e as justificativas apresentadas pela Prefeitura, o Juiz da Vara Cível da Comarca de Itamaraju, Dr Humberto José Marçal, entendeu que a razão estava com o município e não autorizou a realização do evento.

Na decisão, o Magistrado se embasou no Código de Trânsito Brasileiro que diz que “a fiscalização da via pública cabe ao município e o promotor do evento deve obter autorização deste para realizá-lo apresentando os requisitos mínimos para o deferimento, como pagamento do Alvará de Licença, Recolhimento do ISS, Certificado de Vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, entre outros”. O Magistrado ainda justificou, embasado na legislação, que o Judiciário não pode passar por cima do poder de polícia do município autorizando a realização do evento.

Como prática comum do grupo político que comanda a Rádio Terramar FM, acostumado a achar que pode tudo, os diretores da empresa tentaram armar o palco da festa na Praça Castelo Branco antes que saísse a decisão da justiça, na noite de quinta-feira (10/05), mas foram impedidos pela Prefeitura e Polícia Militar. Segundo informações ainda não confirmadas, os advogados da emissora teriam tentado recorrer à Salvador, mas não se sabe qual foi o resultado.

Para o secretário de Administração, o episódio serve como exemplo, para que as pessoas possam entender que em Itamaraju existe lei e a lei é pra ser cumprida. O fato, segundo Joãodervan, ainda deixa claro que as regras valem para todos, desde o mais pobre ao mais rico, “o que a emissora tem que entender é que da mesma forma que é exigido do pequeno promotor de eventos, também é exigido do grande, as pessoas não podem montar aqui um palco, que não sabemos se oferece segurança, a própria segurança dos participantes, a limpeza posterior do logradouro, eles queriam passar por cima de tudo isso e queriam que a Prefeitura ficasse assistindo a tudo de braços cruzados, isso aqui não é terra de ninguém, nós agora vivemos um novo tempo”, conclui Joãodervan.

Por Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais de 200 mil imóveis seguem sem energia 12 horas após temporal em São Paulo

Centenas de milhares de imóveis ficaram sem energia na Grande São Paulo devido ao...

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas...

Aeroportos de Congonhas e Guarulhos têm operação normalizada neste sábado depois de temporais

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital de São Paulo, opera normalmente...

Cate Blanchett vira meme em ligação para marido de governador do RS

A atriz Cate Blanchett veio ao Brasil pela primeira vez para visitar as cidades...

Mais para você