O Hospital Municipal de Itamaraju, que atende também os principais municípios vizinhos a exemplo, de Prado e Jucuruçu, tem sido motivo de críticas dos usuários. Segundo os pacientes do município, o número de médicos é insuficiente para atender a demanda, por este motivo, há muita demora para conseguir atendimento.
“Eu desiste do atendimento para meu filho e vou tentar um atendimento em Eunápolis”, disse um pai que é morador do interior do município de Itamaraju, onde seu filho tem sintomas de dengue.
Nas denuncias levadas ao portal, estava também à falta de atendente na recepção para informar sobre o atendimento dos médicos. Onde foi constatada a presença na área de recepção de um guarda municipal realizando o atendimento ao público e telefonemas. Mas a principal reclamação foi em virtude de atendimentos pediátricos.
Diante das alegações nossa equipe decidiu procurar a administração da instituição, onde falamos com a diretora do HMI, Simone Benigno Brito, que em entrevista disse que a falta de médicos pediatra plantonista é uma realidade, mas que é também em toda a região.
Porém os atendimentos de urgência nunca são deixados de lado, disse ainda que hoje o hospital possui 5 pediatras, no entanto ainda existe a dificuldade para adquirir um profissional para o plantão. Devido à dificuldade da maioria dos profissionais em adaptação de horários compatíveis com a instituição. Referente ao caso do pai abordado, o médico pediatra do plantão devido um problema de saúde, faltou notificando através de um familiar, tendo o atendimento restabelecido as 13 horas desta terça-feira (26).
Onde deixou ainda aberto para profissionais na área de pediatria, que possam estar enviando currículos para uma contratação. Disse ainda que existe na unidade uma diminuição nos atendimentos de suspeita de dengue, onde não foi registrado nenhum caso de dengue no quadro avançado (hemorrágica).
Referente a ausência dos funcionários da recepção alegou que duas das recepcionistas passaram por problemas familiares e de saúde, e foi de última hora.
Ainda referente à instituição, a diretora informou que são realizados 200 atendimentos diariamente. Mas esta ciente que melhorias poderão ser realizadas, diante das ferramentas disponíveis os profissionais sempre buscam realizar o melhor atendimento a comunidade. Existem pacientes que devido à dor, imaginam que o paciente que esta a frente possuir menor necessidade. Porém é feito uma triagem em cada caso.
A diretora informou possuir um cirurgião disponível, para atendimento a qualquer momento. No entanto existem casos que necessitam de um leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), quando necessário desse recurso durante a cirurgia, o paciente corre risco de sobre vida.
Simone ainda deixou disponível para a comunidade os telefones, onde poderão buscar informações dos atendimentos e a presença de médicos (sem o nome do profissional), onde poderá falar pelos números (73) 3294-1206 e 3294-1242.