InícioNotíciasPolíticaO Brasil não pode ser refúgio daqueles que cometem crimes fora do...

O Brasil não pode ser refúgio daqueles que cometem crimes fora do país

O Metrópoles destacou nesta sexta-feira (17/2) que o governo italiano pediu para que o Brasil execute a pena de Robinho, condenado a nove anos de prisão por estuprar uma jovem na Itália.

A Constituição Federal proíbe que o Brasil extradite seus cidadãos, mas a nova Lei de Imigração, de 2017, permite que brasileiros condenados no exterior possam cumprir a pena no país, como explicou o especialista em Processo Penal, Leonardo Pantaleão.

“O Brasil não pode ser refúgio de brasileiros que cometem crimes fora do País e cumprimento da pena é necessário para qualquer um que cometa crime lá fora. No caso do Robinho, isso vai depender da validação, pelo Superior Tribuna de Justiça (STJ), da sentença italiana. Há a possibilidade jurídica de se dar cumprimento dessa pena em desfavor de Robinho, num presídio federal”, disse.

Outro advogado ouvido pela coluna, Acacio Miranda da Silva Filho, especialista em Direito Constitucional e Penal, mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha, apontou as semelhanças entre os casos de Robinho e Daniel Alves:

“Sob o ponto de vista material, os casos de Robinho e Daniel Alves, são bastante parecidos, uma vez que, em relação aos dois, pesam acusações de estupro. Como Robinho está no Brasil e nós não admitimos a extradição de brasileiros natos, há a possibilidade que ele cumpra em algum momento a pena aqui no Brasil. E Daniel, como está na Espanha, caso condenado, cumpriria a pena la”, destacou o especialista.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF prende suspeita de ajudar detentos de fuga de presídio de Mossoró

Mulher foi detida preventivamente no Ceará; Rogério Mendonça e Deibson Nascimento foram recapturados em...

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Juninho quer justiça após ser acusado de assédio por Alane no BBB 24

O ex-BBB Juninho ainda não superou a acusação de assédio que recebeu de Alane...

Mais para você