InícioEditorialPolítica NacionalO dia em que a presidente de BB virou primeira-dama Janja da...

O dia em que a presidente de BB virou primeira-dama Janja da Silva

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi ontem a personagem central do mais engraçado episódio dos bastidores da visita do presidente Lula (PT) à Bahia Farm Show. Na solenidade de abertura, a primeira-dama, Janja da Silva, foi anunciada pelo locutor do evento, mas não subiu ao palanque. A cadeira reservada a ela ao lado de Lula foi ocupada pela presidente do BB. De imediato, parte dos convidados achou que Tarciana era Janja. Alguns gritaram o nome da primeira-dama e apontaram a câmera do smartphone em direção a ela, visivelmente embaraçada com a troca.

Pingo nos is – Coube ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) desfazer o mal-entendido. Ao interromper o próprio discurso, disparou: “Vocês estão fazendo confusão. Quem está do lado do presidente é a companheira Tarciana, do Banco do Brasil. Não confundam ela com Janja, que está ali atrás numa missão de trabalho”. No fim da fala de Lula, Janja apareceu. O petista, então, a apresentou e disse que não queria confusão em casa.

Tecla sap

A recusa de Janja em dar as caras na Bahia Farm Show foi considerada prova do quanto o agronegócio é rejeitado no Palácio do Alvorada, residência do casal presidencial. Apesar de estar na comitiva, ela ficou longe do marido e fora dos holofotes durante as horas em que Lula esteve no Oeste baiano. A única aparição foi no fim da solenidade de abertura, mas só para demarcar espaço como esposa do presidente.

Me inclua fora dessa

A recíproca do agro em relação a Lula é mais que verdadeira. Apesar de convidados e previamente credenciados para a cerimônia, boa parte dos líderes do setor embarcou em um boicote velado contra o presidente e políticos do PT, incluindo Jerônimo e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Como desculpa, disseram que já tinham confirmado antes presença em um evento paralelo da feira.

Porta fechada

O boicote não se restringiu apenas aos produtores agrícolas e representantes de entidades ruralistas. Uma fatia dos expositores decidiu manter os estandes fechados no primeiro dia da Bahia Farm Show em protesto contra a visita de Lula ao espaço.

Longe do campo

Rendeu assunto a ausência de Jaques Wagner (PT) na comitiva do presidente em Luís Eduardo Magalhães. Dos três senadores da Bahia, apenas o petista não deu as caras na feira. Os outros dois –  ngelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD – engrossaram a tropa de políticos baianos que desembarcou na Região Oeste. Curiosamente, Wagner é o único petista de fato querido entre os produtores rurais do estado.

Tiro ao alvo

Já a presença que mais gerou conversa nos corredores da Bahia Farm Show foi a de Rui Costa. Sobretudo, no fim da tarde de ontem, quando a trupe de Lula tinha levantado acampamento e começaram a pipocar na imprensa notícias sobre a eventual demissão do chefe da Casa Civil em curtíssimo tempo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Áreas rurais de Planaltina recebem asfalto e novos canais de irrigação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/11),...

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Mais para você