InícioEditorialNotíciasO que devo analisar antes de adquirir uma franquia?

O que devo analisar antes de adquirir uma franquia?

Rafael Corte, CEO & Co-Founder do JAH Franchising, conta quais são os cinco pontos essenciais a serem avaliados antes de investir

Seja em uma transição de carreira ou após a aposentadoria, adquirir uma franquia é um investimento que está, cada vez mais, despertando o interesse do brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre deste ano, o mercado de franquias cresceu 15% no país e empregou 1,612 milhão de pessoas.

Com a ascensão do franchising, o número de opções de redes e segmentos disponíveis no mercado é altíssimo. Por isso, muitos empreendedores ainda não sabem por onde começar a avaliação de onde investir o seu dinheiro e correm o risco de fazer um mau negócio.

Foi o que aconteceu com Rafael Corte, engenheiro de produção por formação, mas que tinha o sonho de ter um negócio de sucesso. Há alguns anos, ele decidiu apostar seus investimentos, fruto de uma uma carreira executiva bem encaminhada, em uma franquia de paletas mexicanas. Porém, por falta de conhecimento no segmento e suporte da franqueadora, o negócio não prosperou. Hoje, Corte é CEO &Co-Founder do JAH Franchising, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, que conta com mais de 140 pontos de venda no país.

“Adquirir uma franquia, antes de tudo, significa comprar uma ideia e se associar a uma marca que já está no mercado. Então, é preciso ter muita atenção em pontos que, muitas vezes, vão além do financeiro, mas que uma vez que não são bem avaliadas, podem afetar diretamente na rentabilidade e lucro dos seus franqueados, levando-os a um resultado frustrante”, afirma Corte.

Para ajudar a nortear os empreendedores que pensam em investir no franchising, o especialista aponta quais são os cinco pontos essenciais que devem ser analisados antes de adquirir uma franquia.

Confira:

1-Qualidade do produto/serviço – “O principal fator de sucesso é oferecer o melhor ao seu consumidor. Essa é a base para qualquer negócio, independente do segmento”, pontua Corte. O empreendedor também aponta que, antes do investimento, é necessário pesquisar com rigor o mix de produtos oferecidos pela rede ou serviços disponibilizados. “O consumidor brasileiro está cada dia mais criterioso com o que ele vai consumir ou serviço que vai contratar, então é necessário oferecer sempre a excelência. No caso de produtos, sobretudo os alimentares, é essencial analisar a qualidade dos ingredientes, se eles promovem algum benefício à saúde, se são ecologicamente corretos. Todos esses fatores são importantes para a maioria dos consumidores e podem ser um diferencial para a sua franquia”, destaca.

2- Variedade de itens e modelos de negócios – De acordo com o CEO do JAH, antes de escolher por qual porta deseja entrar no franchising, é essencial analisar a diversidade que a marca proporciona ao franqueado, seja em relação a produto/serviço ou ao modelo de negócio em si. “Um ponto que acredito ser crucial, especialmente ao empreendedor que está começando nesse universo, é fugir de negócios que sejam “engessados”. Oferecer um mix completo de produtos/serviços dentro da categoria escolhida é importante para atrair uma cartela mais ampla de clientes. Já em relação ao negócio, ter uma marca parceria que te ofereça opções de modelos, sejam de maior ou menor investimento ou estrutura física, te dá maior liberdade de escolha e mais chances de não dar um passo maior do que a perna, como se diz”, explica.

3- Posicionamento da marca – Para o executivo, investir em uma marca bem posicionada, é mais assertivo e seguro. “Quando falo em investir em uma marca com uma posição consolidada no mercado, não significa necessariamente ou apenas ser a marca que mais tem pontos de venda em funcionamento. Existem pontos no “comportamento da rede”, que precisam ser analisados, pois são de extrema importância no mercado atual, como as suas práticas de ESG, por exemplo. Rafael Corte endossa que, se associar a empresas que zelam pelas questões sociais e ambientais, contribui para uma cadeia mais sustentável, o que beneficia a todos. “Lembrando que comprar uma franquia, é comprar uma ideia. Por isso, quando você se associa a uma empresa que tem essas boas práticas por cultura, você está colaborando com um mundo melhor, além de dizer ao seu consumidor que a sua preocupação não é só lucrar, mas oferecer o melhor produto/serviço para ele e ainda de uma maneira que não prejudique o planeta que ele vive”, esclarece.

4- Know how e suporte da rede franqueadora – Primordial para os franqueados, sobretudo os menos experientes, o suporte e transmissão de know how da rede franqueadora é determinante para o sucesso do negócio, de acordo com Rafael. “O papel da franqueadora é muito importante, pois ela é a responsável por transmitir o know how que este empreendedor ainda não tem. Então é crucial avaliar rigorosamente se a marca tem expertise no segmento que atua e fazer alguns questionamentos, como: a relação da marca com os franqueados que ela já tem é boa? Ela oferece todo o suporte que eles precisam? Ela possui a estrutura necessária para abraçar um novo franqueado? Tem como cultura inovar e desenvolver formas para tornar a franquia mais interessante e rentável para os franqueados? Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de um possível investimento”, alerta.

5-Rentabilidade – Por último, mas longe de ser a questão menos importante, a rentabilidade que o negócio propicia ao franqueado, é fruto de um conjunto de outros fatores, segundo o especialista em franquias. “É importante que o empreendedor que está entrando no mercado de franquias tenha em mente que, a lucratividade da franquia é muito importante, mas não é só nisso que ele precisa pensar na hora de adquirir o negócio. Isso é uma construção que começa a partir de todos esses outros pontos que citei. Quando a marca dispõe de todos esses mecanismos a favor do franqueado, ter um negócio rentável e de alta lucratividade, se torna uma consequência”, conclui Corte.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Zona Franca de Manaus mantém benefícios fiscais com reforma tributária

Proposta de regulamentação da reforma tributária dá incentivos para a produção industrial e para...

Governo consegue adiar sessão sobre derrubada de vetos de Lula, evita derrotas e contraria Lira

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

Contratadas! Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow

Instagram/Reprodução 1 de 1 Fernanda e Pitel posam juntas durante festa no BBB24 -...

DF: Receita desarticula esquema de sonegação com rombo de R$ 98 mi

Divulgação / Secretaria de Economia 1 de 1 Viaturas da Receita do DF -...

Mais para você