A alta temperatura registrada nessa sexta-feira (17) de novembro, causou impactos visíveis à população de Itamaraju. Vários focos e queimadas tem sido registrado, além de clima sufocante com sensação próxima de 45º.
Desta vez os termômetros registraram números superiores 37º Celsius (com máxima de 38º), no entanto, a sensação térmica superou os 45º, nas ruas era perceptivo a agonia das pessoas que trabalham ao ar livre. Muitos tentam buscar proteção dos raios solares, mas o calor escaldante limita a locomoção.
Também há previsões novos picos de calor para esse final de semana, onde os termômetros aproximará a 40º C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta sexta-feira, 17, expandindo o aviso de “grande perigo” para 11 Estados e o Distrito Federal. As regiões afetadas podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média por um período maior que cinco dias, causando riscos à saúde. Além do Distrito Federal, estão sob alerta Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Com o calor extremo que atinge o país, existem riscos de incêndios florestais e de danos à saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz.