InícioEditorialPolítica NacionalOposição aumenta pressão por CPMI do 8 de Janeiro após vazar vídeo...

Oposição aumenta pressão por CPMI do 8 de Janeiro após vazar vídeo de ministro do GSI com manifestantes

Parlamentares dizem que instalação da comissão é prioridade e questionam o governo sobre sigilo nas gravações: ‘O que mais vamos descobrir, Lula?’

Sérgio Lima/AFP – 08/01/2023

Manifestantes romperam barricadas policiais e invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF em 8 de janeiro

O vazamento de um vídeo que mostra o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, durante os atos de 8 de janeiro – quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por invasores – aumenta a pressão de congressistas pela instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Entre membros da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o entendimento é que as imagens mostram que o ministro deu orientações aos invasores do Palácio do Planalto. “Alguma dúvida que a CPMI é prioridade?”, questiona o deputado federal André Fernandes (PL-CE) nas redes sociais. “O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações”, escreveu o parlamentar, no Twitter.

Também na rede social, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compartilhou trechos de uma reportagem que traz as imagens com avisos de “urgente” e “bomba”. Ela comenta que o ministro do GSI, “conhecido como general de Lula”, “aparece nas câmeras do Planalto liberando acesso” em 8 de janeiro. “Agora entendemos tamanho medo da CPMI! O que mais vamos descobrir, Lula? CPMI já”, defende a parlamentar. Em publicação semelhante, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) fala em “escândalo” e diz que o Gonçalves Dias “estava lá”. “As portas recuaram, as portas foram abertas. Os invasores foram cumprimentados e receberam água. É mais que omissão, é cumplicidade”, diz o congressistas, que cita, por sua vez, a proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro. “Precisa ser instalada. O governo Lula começa a cair hoje”, completa.

O ex-secretário Mário Frias também cita o caso e diz que Gonçalves Dias recepcionou os invasores. “É por isso que Lula colocou sigilo nas imagens? É por isso que não querem a instalação da CPMI?”, pontua. Já o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara, disse que “o GSI de Lula facilitou a entrada de manifestantes nos órgãos dos 3 poderes no dia 8 de janeiro”, comentou. Assim como ele, outros membros da oposição e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também usam as redes sociais para pedir a instalação da CPMI do 8 de janeiro – que enfrenta resistências da base de Lula e sofre tentativas de esvaziamento. Inicialmente, a previsão é que a leitura do requerimento do colegiado acontecesse em sessão conjunta do Congresso Nacional nesta terça-feira, 18. No entanto, como a Jovem Pan mostrou, o encontro parlamentar foi adiado. Lideranças do governo esperam, nos próximos dias, conseguir esvaziar as assinaturas para a CPMI e arquivar o pedido.

Entenda o caso Imagens vazadas do circuito interno do Planalto em 8 de janeiro mostram o general Gonçalves Dias caminhando no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Nas gravações, é possível ver que o ministro tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. Minutos depois, o general caminha pelo mesmo corredor que invasores e, aparentemente, indica a saída de emergência aos manifestantes. Outros integrantes do GSI também aparecem nas imagens, indicando o mesmo caminho para os invasores.

Gonçalves Dias foi confirmado por Lula para o cargo de ministro-chefe do GSI em 29 de dezembro de 2022. Na ocasião, o mandatário disse que o general havia sido seu chefe de segurança por oito anos. “A primeira pessoa que queria chamar é o (general) Gonçalves Dias, que foi chefe da minha segurança por 8 anos e será agora ministro do GSI”, afirmou Lula. Nesta quarta, o ministro é aguardado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. A expectativa é que a sessão aconteça às 14 horas e o general preste esclarecimentos sobre os alertas de inteligências sobre os atos de 8 de janeiro e, agora, fale sobre as gravações.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Mais para você