O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (9/7) de um fórum com empresários bolivianos e brasileiros, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A agenda é o último compromisso do petista no país vizinho.
No encerramento do evento, o titular do Planalto comentou a entrada de países vizinhos nos Brics, formado pelas principais economias emergentes. Lula afirmou que, atualmente, o grupo “representa o sul global” e não só a união de países com larga extensão territorial.
“Os Brics não é mais uma reunião de países grandes não, os Brics representam o sul global. Porque a gente quer competir em igualdade de condições, não apenas pelo tamanho da nossa população, mas pelo PIB e pelo que a gente representa no comércio mundial”, disse.
Nesta terça, durante a visita ao país vizinho, o presidente boliviano, Luis Arce, defendeu a entrada da nação no bloco. Lula avaliou a iniciativa como “muito positiva”.
“A questão da ampliação do grupo continuará a ser discutida na Cúpula de Kazan, na Rússia, em outubro. O Brasil vê como muito positiva a inclusão da Bolívia e de outros países de nossa região”, pontuou o chefe do Executivo.