InícioNotíciasPolíticaPacheco mediou com Moraes a liberação de medidas cautelares de Zé Trovão

Pacheco mediou com Moraes a liberação de medidas cautelares de Zé Trovão

A revogação de medidas cautelares contra o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) contou com mediação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional. A liberação foi assinada, nesta sexta-feira (12/5), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao Metrópoles, a equipe de Zé Trovão explica que o parlamentar procurou nessa quinta-feira (11/5) o senador Rodrigo Pacheco. O movimento aconteceu após colegas do deputado procurarem o presidente do Congresso, fazendo solicitações semelhantes.

Após a conversa, Pacheco procurou o ministro Alexandre de Moraes nesta sexta e mediou a decisão. Dessa forma, Zé Trovão está liberado de usar tornozeleira eletrônica e já pode voltar a usar as suas contas nas redes sociais.

Foi argumentado que, desde outubro último, quando foi eleito deputado federal, o caminhoneiro não tentou violar em momento algum o equipamento de monitoramento. Isso pesou a favor da revogação.

Pedido semelhante já foi feito antes por Pacheco. Foi em janeiro, quando, a pedido do presidente do Congresso, Alexandre de Moraes liberou as redes sociais do senador eleito Alan Rick (União-SC).

Atos antidemocráticosMarcos Antônio Pereira Gomes, ou Zé Trovão, ficou conhecido em 2021, quando liderou uma manifestação de caminhoneiros em pelo menos 15 estados brasileiros. Ele passou a figurar no Inquérito dos Atos Antidemocráticos e passou a ser considerado foragido em setembro daquele ano.

Antes da ordem de prisão, ele deixou o Brasil e foi ao México. Ele gravou vídeos em defesa do então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também pedindo impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal e intervenção militar.

Em outubro, ele se entregou à Polícia Federal em Santa Catarina. A prisão domiciliar foi concedida em dezembro de 2021 e, desde então, o caminhoneiro usava tornozeleira eletrônica. Em outubro de 2022, Zé Trovão recebeu 71,1 mil votos em Santa Catarina e garantiu lugar na Câmara dos Deputados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você