O pai da vice-presidente dos Estados Unidos e pré-cadidata pelo partido Democrata, Kamala Harris, morou em Brasília, capital do país, durante os anos 1990. Donald J. Harris era um economista de origem jamaicana e veio a Brasília em duas temporadas para apresentar seminários para professores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Economia da Universidade de Brasília (UnB). O economista ainda frequentou um bar com estudantes na Asa Norte.
Donald Harris tinha 60 anos quando passou duas temporadas na capital brasileira. Segundo pessoas que conviveram com ele à época, o destaque era a presença de um homem extremamente culto e com um “sorriso fácil”.
“Ele tinha uma conversa muito gostosa, era sorridente e simpático. Assisti a dois seminários apresentados por ele e estivemos juntos em um grupo com alunos quando ele queria experimentar uma buchada ali perto da universidade”, lembra a professora Maria Lourdes Rollemberg Mollo ao jornal O Tempo.
A primeira vez no Brasil, ocorreu em maio de 1999, quando Donald Harris desembarca em Brasília para participar do Colóquio Internacional sobre Economia Dinâmica e Política Econômica, na Faculdade de Economia da UnB, onde apresentou o artigo “A controvérsia do Capital”.
Donald Harris foi considerado professor emérito da UnB e se tornou amigo próximo de Joanílio Teixeira, chefe do departamento de economia da Universidade de Brasília há época, chegando, inclusive, a dividir casa com Joanílio.
“Durante a passagem dele por Brasília, Harris ficou algum tempo hospedado em minha residência. Ele também foi quem me levou para Palo-Alto, Stanford University, como pesquisador do programa de post-doctor”, contou Joanílio.