InícioEditorialPalmeiras e Corinthians duelam pela liderança do Brasileiro Feminino

Palmeiras e Corinthians duelam pela liderança do Brasileiro Feminino

A partida que abre a 11ª rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino é também a mais aguardada da primeira fase. Neste sábado (4), Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 14h (horário de Brasília), valendo a liderança da competição.

As Palestrinas estão na ponta da tabela, com 25 pontos, um a frente das Brabas. A briga pela primeira colocação ainda tem o Internacional. As Gurias Coloradas, que aparecem em terceiro, com 23 pontos, encaram o rival Grêmio no domingo (5), às 11h, no Vieirão, em Gravataí (RS), torcendo por um empate no duelo paulista para não perder os concorrentes de vista.

O embate na capital paulista opõe duas equipes que vêm sendo protagonistas nas convocações da seleção brasileira. Para os jogos contra Espanha e Hungria, em abril, a técnica Pia Sundhage teve à disposição cinco atletas do Corinthians (a goleira Lelê, a zagueira Giovana Campiolo, a lateral Tamires e as atacantes Gabi Portilho e Adriana) e quatro do Palmeiras (a zagueira Thais, as meias Duda Santos e Ary Borges e a atacante Bia Zaneratto).

O clássico deste sábado, aliás, conclui a agenda de observações da comissão técnica brasileira. Além de Pia, a auxiliar Beatriz Vaz, os preparadores Fábio Guerreiro e Thiago Mehl, o fisiologista Luciano Capelli e a psicóloga Marina Gusson estarão no Allianz Parque. Na segunda-feira (6), às 15h, a treinadora (que acompanhou um treino do Palmeiras durante a semana) anunciará a lista de 23 convocadas para disputa da Copa América (de 8 a 30 de julho, na Colômbia) e de dois amistosos em junho (entre os dias 20 e 29), contra Dinamarca e Suécia, ambos fora de casa.

No Palmeiras, o técnico Hoffmann Túlio terá o retorno da lateral Bruna Calderan, que cumpriu suspensão na goleada por 5 a 0 sobre o São José, no domingo passado (29), no Allianz. São cinco desfalques: a lateral Manu se recupera de cirurgia de ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, enquanto as meias Juliana e Ary Borges, a atacante Giovana e a lateral Evelin estão em transição física.

O treinador deve escalar a equipe palestrina com: Jully; Bruna Calderan, Thais, Agustina Barroso e Day Silva; Camilinha, Julia Bianchi, Andressinha e Duda Santos; Bia Zaneratto e Carol Rodrigues.

As lesões de LCA também atrapalham o Corinthians, que tem quatro jogadoras em tratamento da mesma contusão: a zagueira Erika, a lateral Katiuscia e as goleira Kemelli e Tainá Borges. A lateral Juliete sentiu o cruzado anterior na vitória por 4 a 0 sobre o Avaí/Kindermann, no último sábado (28), no Parque São Jorge, em São Paulo, mas não teve ruptura ligamentar constatada. Mesmo assim, como teve um estiramento região, também está fora. As meias Bianca Gomes e Gabi Zanotti, por sua vez, tratam contusões no joelho e no tornozelo, respectivamente.

Em meio aos desfalques, uma provável escalação do técnico Arthur Elias terá: Lelê; Paulinha, Andressa, Tarciane e Yasmin; Diany, Mariza, Jaqueline e Tamires; Gabi Portilho e Adriana.

Histórico

Se comparado ao Derby Paulistano masculino, a edição feminina do clássico é recente, disputada pela primeira vez em 1997. A vantagem alvinegra é significativa, com 11 vitórias, contra quatro do Verdão e outros quatro empates. Os rivais chegaram a ficar 15 anos sem jogarem entre si, reencontrando-se apenas em 2020, quando o Palmeiras reativou o departamento, quatro anos depois do Corinthians (que retomou o projeto, inicialmente, em parceria com o Audax).

O Timão, aliás, está invicto desde o retorno dos clássicos, com seis vitórias e quatro empates. Dois desses triunfos foram na final do último Brasileiro (1 a 0 fora e 3 a 1 em casa), culminando no terceiro título nacional das alvinegras, o segundo consecutivo. No confronto mais recente, em fevereiro deste ano, as corintianas ganharam por 3 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, pela Supercopa do Brasil.

Após dois Derbys na casa alvinegra, o duelo volta ao estádio palmeirense depois de quase nove meses. Em 22 de setembro do ano passado, os rivais empataram por 1 a 1 pela sexta rodada do Campeonato Paulista. A partida foi disputada entre os jogos de ida e volta da decisão do Brasileiro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você