InícioEditorialPolítica NacionalPermanência da família de ministro no Palácio de Ondina é ilegal e...

Permanência da família de ministro no Palácio de Ondina é ilegal e vedada pela Constituição Estadual

A permanência da família do ministro Rui Costa no Palácio de Ondina após sua saída do governo tem potencial de gerar problemas legais para ele e o sucessor, Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o artigo 20 da Constituição Estadual, apenas o governador da Bahia possui direito a residência oficial, com custos bancados pelos cofres públicos. Um mês e meio depois de perder o direito de habitar o palácio, o chefe da Casa Civil da Presidência ainda não desocupou o imóvel, impedindo que o novo inquilino se mude para o espaço de uso exclusivo do governador desde 1967. Ao mesmo tempo, não está claro se as despesas domésticas continuam a cargo do Executivo ou se serão pagas por Rui. Conta que inclui água, energia, internet, limpeza, pessoal, manutenção e itens da despensa.

Além do prazo
No núcleo de auxiliares próximos a Jerônimo, a permanência da família do ex-governador no palácio é atribuída a atrasos na reforma do apartamento comprado por Rui na Mansão Bahiano de Tênis, condomínio de luxo situado na Graça.

Sua casa, minha vida
Embora passe a maior parte do tempo em Brasília,  o ministro também utiliza a residência oficial do governador quando está em Salvador. Até que a família de Rui Costa se mude definitivamente para a Graça, Jerônimo seguirá no mesmo local onde mora há anos: um apartamento no Residencial Versailles, condomínio de alto padrão do Caminho das Árvores.

Boca de brasa
Coube ao deputado estadual Hilton Coelho (Psol) o único ataque duro feito abertamente  por um aliado do governo contra a ação de Rui para emplacar a esposa, Aline Peixoto, no Tribunal de Contas dos Municípios. “Como é que se pode baixar a cabeça dessa forma? É uma vergonha!”, disparou ontem no plenário da Assembleia Legislativa.

Das duas, uma
“A Bahia não pode ser um protetorado do senhor Rui Costa ”, emendou Hilton, ao criticar a pressão pessoal do ministro em favor da ex-primeira-dama. Pela reação, o parlamentar vai se abster ou votar no ex-deputado Tom Araújo (União Brasil), rival de Aline Peixoto no duelo pelo TCM.

Pela beirada
Em movimentação silenciosa, o deputado estadual Vitor Bonfim (PV) trabalha para viabilizar a candidatura à presidência da Assembleia em 2025 e ganhar gás para o cabo de guerra com dois virtuais concorrentes: Ivana Bastos (PSD), que já se colocou no páreo, e Rosemberg Pinto (PT), líder da bancada governista, que atua com maior discrição. O primeiro passo de Bonfim foi o comando da Comissão de Finanças da Casa, onde tramitam contas pendentes do governo passado.

Passe livre
Relator da Faroeste no STJ, o ministro Og Fernandes flexibilizou ontem as restrições impostas à desembargadora afastada Maria do Socorro Barreto Santiago, acusada de participar do esquema de corrupção na Justiça baiana. Agora, a magistrada ganhou liberdade para viajar.

As imagens de uma criança de quatro anos sendo assaltada quando voltava da escola e outras tantas que assistimos todos os dias não foram inventadas pela imprensa. São realidade no estado que você governa ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, ao condenar as críticas de Jerônimo à cobertura jornalística sobre a violência, para ele, cheia de exageros

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Palmeiras repete roteiro que terminou com título no Brasileirão 2023

o triunfo a do Palmeiras em cima do Atlético-GO e o tropeço do Botafogo...

Putin vai perdoar dívidas de quem se alistar para combater na Ucrânia

Uma nova lei permitirá que todas as pessoas que assinarem um contrato de um...

Mudanças nas viagens para a Europa: O que brasileiros precisam saber

Um novo esquema de viagens chamado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem...

Governador de Alagoas decreta luto de três dias por acidente com ônibus escolar

Paulo Dantas, governador de Alagoas “Em respeito às vidas perdidas, decretamos luto oficial de 3...

Mais para você