InícioEditorialPolítica NacionalPetrobras nega ter prometido dividendos em evento nos EUA

Petrobras nega ter prometido dividendos em evento nos EUA

Reportagem afirmou que sinalização poderia ter sido feita; comunicado da estatal diz que apresentação não tinha dados relevantes

Petrobras emitiu comunicado ao mercado sobre o tema; na imagem, fachada da estatal Sérgio Lima/Poder360

PODER360 12.mar.2024 (terça-feira) – 23h10

A Petrobras disse nesta 3ª feira (12.mar.2024) que não prometeu a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas em um evento em Nova York. A empresa emitiu um comunicado ao mercado depois que uma reportagem do jornal Valor Econômico indicou a promessa. 

A petroleira afirmou que as apresentações do evento “não continham qualquer informação relevante ainda não divulgada”. Eis a íntegra do texto (PDF – 336 kB). 

A reportagem do Valor tem o seguinte título: “Apresentação a analistas em NY teria sinalizado pagamento de dividendos pela Petrobras”. Foi publicada na 2ª feira (11.mar).

A estatal também disse não divulgar informações relevantes ao mercado em eventos como o realizado nos Estados Unidos.

Dividendos extraordinários funcionam como uma espécie de “pagamento extra” realizado a investidores. Equivale a todo o dinheiro repassado acima do valor mínimo. A decisão da Petrobras de segurar a distribuição dos recursos foi um dos assuntos mais quentes do mercado durante a semana.

O Conselho de Administração da companhia aprovou em 7 de março a proposta de encaminhar à Assembleia Geral Ordinária, que será realizada em 25 de abril, uma distribuição de dividendos equivalentes a R$ 14,2 bilhões. Esse é o valor mínimo estipulado na política da petroleira.

Outros R$ 43,0 bilhões dos dividendos serão retidos em reserva estatutária, mecanismo criado em 2023. Podem ser usados para realizar os pagamentos depois. No entanto, há um temor no mercado de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhe uma nova mudança para permitir que essa reserva seja usada para ampliar investimentos. Dessa forma, os acionistas não receberiam o que esperam.

A empresa perdeu valor de mercado depois do anúncio. Esse era um dos dados mais esperados na divulgação do balanço financeiro da companhia.

Leia mais sobre o caso:

Rui Costa nega haver “polêmica” com dividendos da Petrobras Petrobras não descarta voltar atrás em decisão sobre dividendos Rui Costa diz que Petrobras decidirá sobre distribuição de dividendos Lula recebe presidente da Petrobras para discutir caso dos dividendos Petrobras não é apenas para pensar nos acionistas, diz Lula Petrobras pode rever distribuição de dividendos, diz Silveira Ações da Petrobras caem após Lula criticar dividendos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Julgamento contra Trump é adiado por tempo indeterminado

Ex-presidente é acusado de esconder propositalmente documentos confidenciais depois de deixar Casa Branca ...

Baixada Santista ultrapassa 100 mortes com operações e ataques a PMs

Role para pular introdução OPERAÇÃO VINGANÇAReação da PM a ataques...

Governo de SP reforça ajuda ao RS e envia agentes de segurança e 38 toneladas de donativos

O Governo de São Paulo reforçou o apoio às ações das forças de segurança...

TikTok tenta reverter lei sancionada por Biden na Justiça

Ação busca impedir banimento do aplicativo sem venda da plataforma, alegando violação constitucional ...

Mais para você