InícioEditorialPF mira organização criminosa suspeita de oferecer ‘cardápio’ e ‘delivery’ de drogas...

PF mira organização criminosa suspeita de oferecer ‘cardápio’ e ‘delivery’ de drogas no Sul

A Polícia Federal (PF) mira uma organização criminosa suspeita de oferecer um cardápio e delivery de drogas. A operação denominada Maturin foi deflagrada nesta quinta-feira, 3, e mobiliza 120 policiais federais para o cumprimento de 20 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e contou com apoio Receita Federal e de policiais militares (Brigada Militar) e penais (Susepe). Até o início da noite desta quinta, 14 pessoas haviam sido presas, sendo 13 no RS e um em Santa Catarina. As ordens judiciais foram cumpridas em Santa Maria, Restinga Seca, Júlio de Castilhos, Caçapava do Sul e Arroio dos Ratos, no RS, e uma em Palhoça, em Santa Catrina. Segundo a corporação, as investigações começaram em agosto de 2022. Na ocasião, os agentes localizara um “cardápio de drogas” em uma investigação sobre moeda falsa. “A apresentação do cardápio, a quantidade e diversidade das substâncias oferecidas chamou atenção dos investigadores, levando à instauração de novo inquérito policial, com foco específico no tráfico de drogas”, informou a PF. A corporação estima que o valor de patrimônio da organização seja de R$ 2,5 milhões. A PF busca encerrar empresas que seriam de fachada e bloquear valores em contas bancárias.

Ainda segundo a corporação, as investigações indicaram que a venda dos entorpecentes acontecia por meio de aplicativos de mensagens. A entrega era realizada por mototaxistas a mando da organização. De acordo com a PF, os suspeitos utilizavam codinomes e diversos meios na tentativa de ocultar suas identidades e dos usuários. As investigações apontam ainda que a comercialização de drogas ocorria com a utilização de “mulas”, pessoas responsáveis pelo transporte e estoque dos entorpecentes em diferentes municípios. “A organização recorria de aplicativos de caronas pagas e aluguéis de imóveis por temporada para operacionalizar a logística do tráfico”, disse a corporação. As investigações evoluíram e os agentes conseguiram identificar o líder da organização e mapeou os fornecedores e “laranjas” usadas para lavagem de capitais e os transportadores das substâncias ilícitas. Segundo a PF, foram realizadas cinco apreensões de drogas, nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Gravataí, entre novembro do ano passado e abril de 2023. Foram constatados, ainda, atos de lavagem de capitais, como ocultação de veículos, imóveis rurais e o uso de empresas de fachada para dissimulação da origem ilícita dos recursos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gastronomia se fortalece como alternativa de recomeço para refugiados no Brasil

Atualmente, mais de 70 mil microempreendedores do país são de outras nacionalidades e, desse...

Christina Rocha encerra contrato com SBT

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida do rosto de Christina Rocha sorrindo -...

Sobe para 13 o número de mortes devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu, na manhã desta quarta-feira (2), para 13 o número de mortos devido às...

Cervejaria Vertes: A melhor opção em Chopp Artesanal em Candeias – MG

Candeias, Minas Gerais, está vibrando com a chegada da Cervejaria Vertes, onde sabor, diversão...

Mais para você