InícioEditorialPF realiza ação contra exploração e contrabando de ouro de garimpos ilegais

PF realiza ação contra exploração e contrabando de ouro de garimpos ilegais

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 20, a Operação Eldorado, que tem como objetivo prender suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro oriundo de garimpos ilegais. Segundo estimativas da PF, o esquema teria movimentado quase R$ 6 bilhões. Ao todo, estão sendo cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. Todos foram expedidos pela Vara Federal da Seção Judiciária de Boa Vista, capital de Roraima. De acordo com a PF, o esquema envolvia o contrabando de ouro venezuelano, que entraria de forma clandestina no Brasil como pagamento pela exportação de alimentos de mercados de Roraima e Amazonas. Transportadoras escondiam o outro no interior de caminhões que entravam em Roraima sem o pagamento de tributos e outros procedimentos. Depois, o minério seria comprado por outros membros do esquema e enviado para empresas do ramo de exploração mineral, que pagariam aos supermercados. O inquérito aponta ainda que os envolvidos estariam ligados a exploração clandestina em Terras Indígenas Yanomamis e outros garimpos espalhados pelo Brasil.

Os agentes da PF também participaram da Operação Lupi, que investiga a atuação de outro grupo criminoso ligado à extração e comercialização de ouro extraído de reservas indígenas. Cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela Vara Única Justiça Federal – Subseção Judiciária de Gurupi, no Tocantins, estão sendo cumpridos nas cidades de Anápolis, Goiás, e Manaus, Amazonas. As investigações averiguam se o ouro estava sendo esquentado com documentos falsos que informavam que o minério vinha de área autorizada. Os indiciados poderão responder por crimes como usurpação, extração de recursos minerais sem autorização, lavagem de bens, dinheiros e ativos, falsidade ideológica, receptação e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 29 anos de reclusão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Derrite muda de posição e quer PM utilizando câmeras corporais

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que anteriormente havia criticado...

HÁ VINTE ANOS – Expulso do país autor de reportagem sobre Lula

22:01 O governo ainda não viu nada. Se a reportagem do New York Times...

Maranhão tem 31 cidades em situação de emergência após fortes chuvas

A Defesa Civil do Maranhão informou que subiu para 30 o número de cidades...

Prefeitos de 10 capitais lideram ou empatam em 1º lugar nas pesquisas

Levantamento do Poder360 considerou os estudos mais recentes disponíveis em 20 capitais; PL, de...

Mais para você