InícioEditorialPolítica NacionalPGR denuncia o primeiro suspeito de financiar atos do 8 de Janeiro

PGR denuncia o primeiro suspeito de financiar atos do 8 de Janeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia nesta quinta-feira, 14, contra o primeiro suspeito de financiar os atos ocorridos do 8 de Janeiro. O homem, residente em Londrina, no Paraná, teria fretado quatro ônibus por R$ 59,2 mil para transportar manifestantes até Brasília. De acordo com a PGR, ele também teria auxiliado na organização da viagem e na mobilização de manifestantes e doações. A identidade do suspeito não foi divulgada. A denúncia atribui ao homem cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com uso de substância inflamável, e deterioração de patrimônio tombado. Caso seja condenado, ele pode enfrentar uma pena de até 30 anos de reclusão. O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e é assinado pelo subprocurador Carlos Frederico dos Santos, responsável pela coordenação das investigações sobre os atos golpistas.

Segundo a denúncia, o suspeito teria participado ativamente de conversas em aplicativos de mensagens. Além disso, ele mantinha uma lista de transmissão para disseminar publicações antidemocráticas. A PGR afirma que o objetivo era incitar a população e as Forças Armadas a contestar o resultado das eleições de 2022 e destituir o presidente eleito. Uma das mensagens recuperadas pelos investigadores revela que os ônibus partiriam de Londrina no dia 6 de janeiro com destino ao “cerco” ao Congresso Nacional. Entre os passageiros estava Orlando Ribeiro Júnior, preso em flagrante no Palácio do Planalto e condenado a três anos de prisão. Outro extremista, detido próximo ao Quartel General do Exército, em Brasília, também viajou com o grupo. Até o momento, a PGR já denunciou um total de 1.413 pessoas, incluindo 1.156 incitadores, 248 executores, oito agentes públicos e o financiador.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Capitão da PM agredido em festa de Corumbau é transferido para Salvador

Na madrugada deste domingo (13), um policial militar foi brutalmente agredido durante uma festa...

Ministério Público da Suécia confirma investigação por estupro, mas não cita Mbappé

Kylian Mbappé se viu envolvido em mais uma polêmica extracampo nesta semana. Jornais da...

Marçal diz que vai assumir secretaria em Barueri se candidato vencer eleição

Pablo Marçal (PRTB) confirmou que aceitará o convite para assumir a Secretaria de Empreendedorismo...

Novos Baianos, brigas antigas: Paulinho Boca é citado pela Justiça no camarim de show em ação movida por Luiz Galvão

O músico Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores da banda Novos Baianos, foi...

Mais para você

[the_ad id="181056"]