Um facão, seis peixeiras, uma algema, diversas facas de serra e dezenas de outros itens que não devem ter acesso permitido ao circuitos de Carnaval foram retidos neste domingo (19), quarto dia de folia, nos três principais pontos da festa na capital baiana (Dodô, Osmar e Batatinha).
Também foram achados garfos, facas menores, estiletes, tesouras, alicates de obra e de unha, chaves de fendas, canivete, abridores de latas, soca rolha, barras de ferro, palitos de churrasco e mais objetos considerados de risco.
O secretário da Segurança, Marcelo Werner, voltou a destacar que objetos assim podem machucar os foliões. “Pedimos a cooperação de todos, que não tragam estes itens à folia. Já apreendemos de tudo, mas infelizmente as pessoas continuam trazendo armas aos circuitos da festa”, disse.
Entre os itens apreendidos nesse Carnaval, estão incluídos pistola e até uma espada com bainha em alto relevo, diz balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os 42 portais foram instalados nos pontos de acesso ao evento e são equipados com câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial. Os policiais que atuam nas barreiras revistam bolsas e usam detectores de metais para barrar essas armas.