InícioEditorialPolítica NacionalPolícia Federal investigará falsa filiação de Lula ao PL

Polícia Federal investigará falsa filiação de Lula ao PL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou à Polícia Federal (PF) que investigue a possível falsa filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro. De acordo com os registros do TSE, até esta quinta-feira, 11, o presidente estava filiado ao PL. A entrada falsa no partido adversário ocorreu em 15 de julho de 2023, no PL de São Bernardo do Campo (SP), cidade onde Lula reside e iniciou sua carreira política. Desde então, o presidente estava formalmente desligado do PT, partido do qual é fundador. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou que o caso seja investigado pela Polícia Federal, considerando a existência de indícios de crime relacionados à inserção de dados falsos no sistema eleitoral. O TSE afirmou que há claros indícios de falsidade ideológica e solicitou à PF a abertura de inquérito policial.

O TSE informou que a informação sobre a filiação do presidente ao PL foi anulada, considerando que Lula é membro do Partido dos Trabalhadores. Segundo o Tribunal, não houve ataque ao sistema ou falha em sua programação, mas sim o uso de credenciais válidas de uma advogada que presta serviços ao PL. A Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral constatou que a conta da advogada realizou mais de 75 mil ações no sistema, porém ainda não foram realizadas diligências específicas sobre esses acessos. A advogada em questão não foi localizada para comentar o assunto. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou a situação, afirmando que “é uma bobagem tão grande que não vale a pena perder tempo com isso”. A assessoria do PT afirmou que o presidente Lula sempre esteve filiado ao partido.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você