Festival gerou faturamento de quase R$1,5 milhão no período de 7 a 23 de outubro.
O município de Prado celebrou nesta segunda-feira (31) o sucesso do 16º Festival Gastronômico e Cultural com a apresentação dos resultados e premiação dos estabelecimentos participantes nos quatro destinos do roteiro: Prado, Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba.
Além de fomentar o crescimento do setor gastronômico e turístico, o Festival gerou o faturamento de quase R$1,5 milhão no período de 7 a 23 de outubro, considerando a venda geral, sendo economicamente um grande marco para o comércio local, que também gerou 111 novos postos de trabalho neste período, além da venda de quase 8 mil pratos só do Festival, e 31 mil pratos no geral.
Camila Chaves, proprietária do Belo Café, ganhadora em 1º lugar nas categorias Petisco e Sobremesa, comentou sobre a participação no festival. “Mais um ano que conseguimos ótimos resultados, sobretudo agora que o turismo está se restabelecendo. O Festival faz toda diferença e representa o cuidado com as nossas empresas”, acrescentou.
Representando o Sebrae, Enivaldo Piloto foi o responsável por apresentar os resultados e destacou a importância do comprometimento dos parceiros. “Pela grandiosidade deste festival, que já debutou, cada um na sua responsabilidade, somou esforços para que o turismo, a economia, cultura e gastronomia tivessem o merecido desenvolvimento”, citou.
Entre as falas das autoridades, a sensação de dever cumprido se misturou à expectativa para as surpresas que o Festival pode apresentar no próximo ano. Para o prefeito Gilvan Santos, “a avaliação positiva de 96% dos estabelecimentos serve de motivação para continuar investindo em oportunidades aos empresários”, explicou.
Em avaliação ao evento e fazendo uma retrospectiva, o presidente da APRHOPE, Marco Aurélio Zocrato, enfatizou a necessidade de continuar com a motivação e aprendizado aos participantes. “Estrou cada vez mais feliz com a proporção que tem chegado esse Festival”, reconheceu.
O 16º Festival Gastronômico e Cultural de Prado é uma realização da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), prefeitura municipal e Sebrae, correalização do Senac, além de patrocínio da Suzano, Baden Baden, Sicoob, Banco do Nordeste, Reserva da Barra e Prestige Resort.
Confira abaixo a relação dos estabelecimentos premiados na 16º edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado:
Garçons (um por destino)
Corumbau: Ingrid – Barraca Nativa
Cumuru: Alison – Restaurante Mama África
Guaratiba: Marcelo – Restaurante Sorriso Baiano
Prado: Gregory “Greg” – Restaurante Armazém
Empresa Destaque Digital
Restaurante Banana da Terra
Categoria Pizza
1º Lugar – Choperia e Pizzaria Jubiabá
2º Lugar – Di Roma Pizzaria
3º Lugar – Pede Bis Pizza Park
Categoria Drink
1º Lugar – Restaurante Sorriso Baiano
2º Lugar – Cumuru Bier
3º Lugar – Moquém Pascoal
Categoria Petisco
1º Lugar – Belo Café
2º Lugar – Japa do Beco
3º Lugar – Armazém Restaurante
Categoria Lanche
1º Lugar – Wonder Burger
2º Lugar – Lampião Burger
3º Lugar – Bullblack Hamburgueria
Categoria Sobremesa
1º Lugar – Belo Café
2º Lugar – Restaurante Banana da Terra
3º Lugar – Sorveteria do Péricles
Categoria Prato Principal
1º Lugar – Restaurante Sorriso Baiano
2º Lugar – Restaurante Banana da Terra
3º Lugar – Mangata Gastronomia