InícioPrado: UPA será entregue a população‏ nos próximos dias

Prado: UPA será entregue a população‏ nos próximos dias

Em fase final de instalação a unidade de atendimento UPA Benedita Lima Castro, construída numa área de 700m² e localizada em uma região estratégica, funcionará 24 horas e atenderá casos de urgência e emergência. A unidade que recebeu ontem as instalações elétricas vai desafogar o sistema de baixa e média complexidade dos procedimentos de saúde do Hospital Jonival Lucas, em Prado e noutras unidades da região, além de gerar emprego e renda para quem está desempregado e vivem à margem da sociedade.

A UPA Benedita Lima de Castro com investimento de quase 1 milhão de reais, é uma conquista enorme para o município, pois é um dos únicos com população inferior a 50 mil habitantes, a ter construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A unidade com capacidade de atendimento de até 150 pessoas por dia funcionará em conjunto com o Programa Saúde da Família e com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), e contará com consultórios, acolhimento, classificação de risco, protocolo e salas de espera.

No setor administrativo, concentram-se salas das diretorias e chefia de enfermagem, sala de reuniões, arquivo médico, pronto-atendimento, raio-x, salas de ultrassom e eletrocardiograma, laboratório médico, microscopia, área de coletas, salas de gesso, suturas, curativos, inalação e aplicação de medicamentos.

Já o setor de emergência é composto por salas de emergência, sala de observação, sala de isolamento masculino e isolamento feminino. Neste setor também haverá clínica médica, ortopedia, pediatria e outras especialidades, uma sala de recuperação, sala de higienização, classificação de risco urgência/ emergência, guarda de macas, almoxarifados para equipamentos e medicamentos.

A obra faz parte dos recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, como parte das ações do governo da Presidenta Dilma Rousseff para a promoção do desenvolvimento humano e social. O projeto da UPA 24 horas, é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e Prefeitura do Prado, com o objetivo de reorganizar o fluxo de atendimento na rede pública e melhorar a assistência oferecida à população, com saúde plena.

Por | Mônica Dallapicola

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Miss Brasil que estava desaparecida consegue falar com amigo e tranquiliza a família

Natálya Anderle, modelo e vencedora do concurso Miss Brasil em 2008, natural de Roca...

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Mais para você